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metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Issue Date: Dec-2018
metadata.dc.creator: SANTOS, Patrícia da Silva
metadata.dc.creator.ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1266-1311
metadata.dc.description.affiliation: UFPA - Universidade Federal do Pará
Title: Infância e promessa: notas baseadas no pensamento de Theodor Adorno
Other Titles: Childhood and promise: notes based on the thought of Theodor Adorno
metadata.dc.description.sponsorship: FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Citation: SANTOS, Patrícia Silva. Infância e promessa: notas baseadas no pensamento de Theodor Adorno. Pro-Posições, Campinas, v. 23, n. 3, p. 1-16, set./dez. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0071. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12048. Acesso em :.
metadata.dc.description.resumo: Com base no pensamento de Theodor Adorno, o artigo busca relacionar a concepção de infância com as de processo civilizacional e educação. Tendo em vista o principal diagnóstico da assim chamada “teoria crítica” da sociedade – qual seja, aquele do entrelaçamento entre mito e esclarecimento ao longo do processo de desenvolvimento da civilização ocidental –, a intenção é demonstrar como a infância, por meio de suas dinâmicas específicas, pode ser vislumbrada como uma espécie de promessa que acena para a possibilidade de uma “vida certa” em meio à constatação de que “não existe vida certa na falsa”. Essa reflexão deve servir também para apontar algumas consequências da percepção da infância para a ideia adorniana de educação.
Abstract: Based on the thought of Theodor Adorno, this article aims to relate the concept of childhood with those of civilizational process and education. In view of the main diagnosis of the so-called “critical theory” of society – i.e., the one of the interlacing between myth and enlightenment throughout the process of development of the Western civilization – the intention is to demonstrate how childhood, through its specific dynamics, can be seen as a kind of promise that beckons to the possibility of a “right life” amidst the understanding that “there is no right life in the false one”. This reflection should also serve to point out some consequences of the perception of childhood in the Adornian idea of education.
Keywords: Infância
Educação
Civilização
Sociedade
Natureza
Childhood
Education
Civilization
society
Nature
Series/Report no.: Pro-Posições
ISSN: 1980-6248
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Faculdade de Educação da Unicamp
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: http://ref.scielo.org/8j28tv
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0071
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