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metadata.dc.type: Tese
Issue Date: 10-Oct-2019
metadata.dc.creator: SILVA, Jaddson Luiz Sousa
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Joel Cardoso da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: SOUZA, José Afonso Medeiros
Title: Sons, textos e visualidades: arte e ativismo político na história de artistas ligados ao cenário do Rock paraense
metadata.dc.description.sponsorship: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Citation: SILVA, Jaddson Luiz Sousa. Sons, textos e visualidades: arte e ativismo político na história de artistas ligados ao cenário do Rock paraense. Orientador: Joel Cardoso da Silva. 2019. 243 f. Tese (Doutorado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12068. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: No presente trabalho, o cenário do rock em Belém do Pará é abordado a partir de suas características sociais, culturais, artísticas e econômicas para, com isso, investigar como três artistas paraense foram formados cultural, política e artisticamente por ele, bem como, para entender também de que forma estes artistas fizeram deste cenário, a partir de suas vivências, o palco de suas atuações artísticas. Os artistas são: Alexandre Washington, Cosme Luiz e Marcos Moraes. O primeiro artista, que também atende pelo pseudônimo Joker Índio, desenvolveu uma forte ligação entre a sua participação no Movimento Anarco-Punk e a sua produção nas áreas da poesia, do fanzines, da performance e do vídeo-poema. O segundo artista, por sua vez, atuou enquanto cantor e compositor de uma banda de punk rock e hardcore chamada Sem Deus Nem Pátria, além de também ter trabalhado com teatro de rua, teatro de bonecos, e com performance. Já com relação ao artista Marcos Moraes, destaca-se que este também atuou enquanto músico e compositor em muitas bandas de rock em Belém, além de possuir uma fecunda trajetória na produção de fanzines, trabalhando, assim, com o desenvolvimento de textos e imagens em projetos que, a seu modo, articularam a sua vivência no Movimento Anarquista, no Movimento Anarco-Punk e a sua inclinação para o campo das artes. Desta forma, a atual pesquisa desenvolve uma análise interdisciplinar no campo da história da arte, articulando a história, a antropologia e a filosofia da arte no intuito de rastrear a contribuição destes artistas para a história social da arte em Belém do Pará. As fontes historiográficas que deram base para estas reflexões foram: relatos orais, os fanzines e panfletos feitos principalmente pelos artistas aqui estudados, assim como, as produções destes artistas, desde a escrita de poemas, até às vídeo-performances. Neste sentido, as fontes foram compreendidas enquanto documento/monumento e serviram de bases para as reflexões históricas por agora apresentadas. Já como principal base para as reflexões teóricas, a história social da arte e a relação entre história e biografia cederam contribuições importantes para o entendimento da forte ligação entre arte e vida no desenvolvimento de uma historiografia da arte que se estendesse para além dos cânones artísticos estabelecidos pelas academias e circuitos elitistas da arte.
Abstract: In the present work, the rock scene in Belém do Pará is approached from its social, cultural, artistic and economic characteristics, in order to investigate how three Pará artists were formed culturally, politically and artistically by it, as well as to also understand how these artists made this scenario, from their experiences, the stage of their artistic performances. The artists are: Alexandre Washington, Cosme Luiz and Marcos Moraes. The first artist, who also attends the pseudonym Joker Indian, developed a strong connection between his participation in the Anarco Punk Movement and his production in the areas of poetry, fanzines, performance and video poem. The second artist, in turn, acted as a singer and songwriter for a punk rock and hardcore band called Sem Deus Nem Pátria, and also worked with street theater, puppet theater and performance. Regarding the artist Marcos Moraes, it is noteworthy that he also acted as a musician and composer in many rock bands in Belém, besides having a fruitful trajectory in the production of zines, thus working with the Anarchist Movement, the Movement Anarco Punk and his inclination to the field of arts. Thus, current research develops an interdisciplinary analysis in the field of art history, articulating the history, anthropology and philosophy of art in order to trace the contribution of these artists to the social history of art in Belém do Pará. Historiographic sources, the basis for these reflections were: oral accounts, the fanzines and pamphlets made mainly by the artists studied here, as well as the productions of these artists, from writing poems to video performances. In this sense, the sources were understood as a monument document and served as the basis for the historical reflections presented here. Already as the main basis for the theoretical reflections, the social history of art and the relationship between history and biography gave important contributions to the understanding of the strong connection between art and life in the development of an art historiography that extended beyond the established artistic canons. by the elitist academies and circuits of art
Keywords: Musica Paraense
Rock Paraense
Ativismo Artístico
Fanzines
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências da Arte
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Análises Clínicas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Teses em Artes (Doutorado) - PPGARTES/ICA

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