Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12071
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Issue Date: Aug-2018
metadata.dc.creator: RODRIGUES, Iêda Ribeiro
BENTES, Haroldo de Vasconcelos
metadata.dc.creator.ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8559-8253
https://orcid.org/0000-0001-6919-2360
metadata.dc.description.affiliation: RODRIGUES, I. R. Universidade Federal do Pará
Title: Educação do campo adaptando métodos pedagógicos: proposta para EJA sem evasão nas comunidades quilombolas
Other Titles: Rural Education adapting pedagogical methods: proposal for Youngsters and Adults Education without evasion in the quilombolas communities
Citation: RODRIGUES, Iêda Ribeiro; BENTES, Haroldo de Vasconcelos. Educação do campo adaptando métodos pedagógicos: proposta para EJA sem evasão nas comunidades quilombolas. Revista Brasileira de Educação do Campo, Tocantinópolis, v. 3, n. 2, p. 451-472, maio/ago. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n2p451. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12071. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo propõe a inclusão de procedimentos pedagógicos que valorizem a cultura local nas turmas da EJA de duas escolas de comunidades quilombolas. Objetiva-se a partir deste método, a participação regular do aluno na escola, propondo assim a redução no índice de evasão escolar através da modificação do ensino em sala de aula. Apresenta-se relatos de alunos e professores onde justifica-se o problema da evasão. Sugere-se dinâmicas diferenciadas exemplificadas na disciplina de Filosofia de Educação com uma das turmas de Educação do Campo (UFPA). No campo teórico defende-se um ensino que prioriza as especificidades dos sujeitos da EJA e da cultura local. Contextualizando com Haroldo Bentes (2010; 2016), Caldart (2000; 2012) e Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, Escolas do Campo e Educação Quilombola. Dentro dos fundamentos metodológicos aborda-se a integração de métodos pedagógicos adaptados de acordo com a cultura local. Dialoga-se sobre o entrosamento e interesse do aluno da EJA com as disciplinas. Norteia-se no final que a troca de saberes professor-aluno estimula o crescimento socioeducacional. Incentivando a permanência do aluno na escola e reduzindo o índice de evasão escolar.
Abstract: This article proposes the inclusion of pedagogical procedures that value the local culture in the EJA clas-ses of two schools of quilombola communities. The objective of this method is the regular participation of the student in the school, thus proposing the reduction in the school dropout rate through the modifica-tion of classroom teaching. We present reports of students and teachers where the problem of avoidance is justified. It is suggested differentiated dynamics exemplified in the discipline of Philosophy of Educa-tion with one of the classes of the Rural Education (UFPA). In the theoretical field it is defended a tea-ching that prioritizes the specificities of the subjects of the Youngsters and Adult Education (YAE) and the local culture. Contextualizing with Haroldo Bentes (2010, 2016), Caldart (2000; 2012) and National Curricular Guidelines for Elementary Education, Countryside Schools and Quilombola Education. Wi-thin the methodological foundations it is approached the integration of pedagogical methods adapted according to the local culture. It discusses the interaction and interest of the student of the YAE with the disciplines. It was at the end that the exchange of teacher-student knowledge stimulates socio-educational growth. Encouraging the student to stay in school and reducing the level of school dropout.
Keywords: EJA
Evasão
Método pedagógico
Educação do campo
Youngsters and adult education
Evasion
Pedagogical method
Rural education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Series/Report no.: Revista Brasileira de Educação do Campo
ISSN: 25254863
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Tocatins
metadata.dc.publisher.initials: UFTO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/3284
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n2p451
Appears in Collections:Artigos Científicos - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_EducacaoCampoAdaptando.pdf1,06 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons