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metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 26-Apr-2019
metadata.dc.creator: ALVES, Glenda Quaresma
metadata.dc.creator.ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8434-8642
metadata.dc.contributor.advisor1: MONTEIRO, Dionne Cavalcante
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0838-3379
Title: Glicoliseum: simulador em ambiente de realidade virtual para o ensino da primeira fase da respiração celular
Citation: ALVES, Glenda Quaresma. Glicoliseum: simulador em ambiente de realidade virtual para o ensino da primeira fase da respiração celular. Orientadora: Dionne Cavalcante Monteiro. 2019. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: . Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação apresenta o processo de concepção, desenvolvimento, testagem e validação de um simulador em ambiente de Realidade Virtual (RV) para o processo de glicólise, primeira fase da respiração celular. A ferramenta possui controle ambiental celular e foi desenvolvida como instrumento didático cujo objetivo é auxiliar as relações de ensino-aprendizagem nas disciplinas Biologia Celular e Molecular e Bioquímica, no ensino superior. As abordagens metodológicas utilizadas foram a quantitativa e qualitativa, obedecendo as três etapas do processo científico sugerido por Minayo (2009), a saber: fase exploratória, trabalho de campo e análise do material empírico e documental. O desenvolvimento do software seguiu o modelo de métodos ágeis, sendo a ferramenta desenvolvida por uma equipe de profissionais interdisciplinar. Como etapas de construção do produto, realizou-se a pesquisa bibliográfica, para dar suporte teórico aos conceitos glicolíticos, seguida da modelagem dos substratos glicolíticos e ambiente celular, no software de modelagem 3D Blender. Além disso, realizou-se a integração dessas moléculas ao ambiente em RV, através do motor de desenvolvimento de jogos Unity 3D, culminando na programação da via glicolítica e em formas de interação do usuário com o meio celular e substratos glicolíticos. Para imersão no ambiente celular em RV, utiliza-se o headset de RV, HTC VIVE Óculus, constituído de sensores de movimento, controles de interação e óculos de imersão. A testagem do produto foi realizada em uma turma do Bacharelado em Biotecnologia da Universidade Federal do Pará (UFPA) e em duas turmas de Licenciatura em Ciências Naturais do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Os dados da testagem foram obtidos por meio de questionários prévios e posteriores às experimentações e de entrevistas com os participantes da pesquisa. A partir da análise de conteúdos percebeu-se na comparação dos questionários que, de forma geral, os alunos envolvidos na testagem desenvolveram ou expandiram suas aprendizagens sobre os conceitos abordados.
Abstract: This dissertation presents the process of conception, development, testing and validation of a Virtual Reality (RV) simulator for the glycolysis process, the first phase of cellular respiration. The tool has cellular environmental control and was developed as a didactic instrument whose objective is to assist teaching-learning relations in the subjects Cellular and Molecular Biology and Biochemistry, in higher education. The methodological approaches used were quantitative and qualitative, obeying the three stages of the scientific process suggested by Minayo (2009), namely: exploratory phase, field work and analysis of empirical and documentary material. The software development followed the agile methods model, being the tool developed by a team of interdisciplinary professionals. In order to provide theoretical support to the glycolytic concepts, followed by the modeling of the glycolytic substrates and cellular environment, in the 3D modeling software Blender. Besides that, the integration of these molecules into the VR environment was performed through the Unity 3D game development engine, culminating in the programming of the glycolytic pathway and in ways of user interaction with the cellular environment and glycolytic substrates. For immersion in the cellular environment in RV, it uses the headset of RV, HTC VIVE Óculus, consisting of movement sensors, interaction controls and immersion glasses. The product testing was carried out in a group of the Biotechnology Bachelor of the Federal University of Pará (UFPA) and in a group of the Degree in Natural Sciences of the National Program of Training of Teachers of Basic Education (PARFOR). The testing data were obtained through previous and post experimentation by questionnaires and interviews with the research participants. From the analysis of contents (BARDIN, 1970) it was noticed in the comparison of the questionnaires that, in general, the students involved in the test developed or expanded their learning about the concepts approached.
Keywords: Biologia molecular
Respiração celular
Ensino
Recursos didáticos
Realidade virtual
Molecular biology
Cellular respiration
Teaching
Didactic resources
Virtual reality
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: INOVAÇÕES METODOLÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR (INOVAMES)
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Dissertações em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (Mestrado) - PPGCIMES/NITAE



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