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metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 8-May-2019
metadata.dc.creator: SILVA, Shirley dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: DINIZ, Marcos Monteiro
Title: Oficina pedagógica para docentes em formação: concepção de jogos educativos para alunos com dislexia
Citation: SILVA, Shirley dos Santos. Oficina pedagógica para docentes em formação: concepção de jogos educativos para alunos com dislexia. Orientador: Marcos Monteiro Diniz. 2019. 125 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle2011/12185 . Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza aplicada, que partiu da questão-foco: Como a sistematização de uma oficina pedagógica pode contribuir na formação inicial de docentes, motivando-os à elaboração de jogos educativos para facilitar a aprendizagem de alunos disléxicos? Assim, esta pesquisa propôs como objetivo geral sistematizar uma oficina pedagógica como metodologia de ensino-aprendizagem que aproxima teoria, prática e criatividade, na formação inicial de docentes. Para a coleta de dados foram realizados os procedimentos de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental sendo analisados os projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em História e Pedagogia, questionário para os professores do ensino fundamental e formulário destinado aos participantes da Oficina para validação do produto. Dessa maneira, foi estruturado e avaliado o produto educacional intitulado “Oficina Pedagógica para docentes em formação: Concepção de jogos educativos para alunos com dislexia”, tendo como objetivos, desenvolver a metodologia de oficina pedagógica, a fim de possibilitar uma ação educativa que articula teoria e prática, proporcionando a testagem e validação da oficina, bem como promover aprendizagem significativa e a confecção de jogos educativos para uso com alunos disléxicos. O campo de aplicação do produto foi a Universidade Federal do Amapá e a Universidade Federal do Pará. A Oficina teve como público-alvo, acadêmicos dos cursos de licenciatura em história da UNIFAP e do curso de Pedagogia da UFPA. O produto foi submetido ao processo de validação visando o seu aperfeiçoamento, e para tanto utilizou-se a técnica Painel de Especialistas. Foi relevante levar ao público acadêmico a proposta de uma oficina, pois demonstraram interesse sobre as temáticas jogos e dislexia, bem como compreenderam o sentido da oficina para a formação docente e revelaram que irão replicar a prática como estratégia metodológica de ensino-aprendizagem.
Abstract: This is a qualitative research of an applied nature, starting from the question-focus: How can the systematization of a pedagogical workshop contribute to the initial formation of teachers, motivating them to elaborate educational games to facilitate the learning of dyslexic students? Thus, this research proposed as general objective to systematize a pedagogical workshop as teaching-learning methodology that approaches theory, practice and creativity, in the initial formation of teachers. For data collection, the procedures of bibliographical research, documentary research were carried out, and the pedagogical projects of the undergraduate courses in History and Pedagogy were analyzed, a questionnaire for primary school teachers and a form for the participants of the Workshop for validation of the product. In this way, the educational product titled "Pedagogical Workshop for Teachers in Training: Designing Educational Games for Students with Dyslexia" was structured and evaluated, with the objective of developing the pedagogical workshop methodology, in order to enable an educational action that articulates theory and practice, providing workshop testing and validation, as well as promoting meaningful learning and the making of educational games for use with dyslexic students. The field of application of the product was the Federal University of Amapá and the Federal University of Pará. The workshop was aimed at academics of undergraduate courses in history, UNIFAP and the UFPA Pedagogy course. The product was submitted to the validation process aiming at its improvement, and for that purpose the panel technique was used. It was important to bring to the academic public the proposal of a workshop, as they demonstrated an interest in the themes of games and dyslexia, as well as understood the meaning of the workshop for teacher training and revealed that they will replicate the practice as a methodological teaching-learning strategy.
Keywords: Oficina pedagógica
Dislexia
Jogos educativos
Pedagogical workshop
Dyslexia
Game making
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM PROCESSOS E PRODUTOS EDUCACIONAIS (CIPPE)
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 PEN-DRIVE
Appears in Collections:Dissertações em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (Mestrado) - PPGCIMES/NITAE

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