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metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 12-Mar-2019
metadata.dc.creator: BRAGA, Arnin Rommel Pinheiro
metadata.dc.contributor.advisor1: SOUZA JUNIOR, Nelson José de
Title: A questão da finitude nos escritos de Heidegger de 127-1930: transcendência, mundo e liberdade
Citation: BRAGA, Arnin Rommel Pinheiro. A questão da finitude nos escritos de Heidegger de 127-1930: transcendência, mundo e liberdade. 2019, 129 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Faculdade de Filosofia, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12189. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A problemática da finitude como o horizonte de manifestação do Ser é uma das principais temáticas dentro do pensamento de Heidegger. No entanto, ela ganha aspectos novos e evolui a cada etapa do pensamento deste autor, o que dificulta o exercício de tratar este tema desde uma visão mais ampla de sua filosofia. Neste sentido, esta pesquisa busca abordar a questão da finitude a partir da etapa do pensamento heideggeriano conhecida como a “Metafísica do Dasein”, ou seja, desde os escritos imediatamente posteriores a publicação de Ser e Tempo (1927) e anteriores a obra Sobre a Essência da Verdade (1930), mais precisamente nas obras Os Problemas Fundamentais da Fenomenologia (1927), As Fundações Metafísicas da Lógica (1928), A Essência do Fundamento (1929), Introdução à Filosofia (1928-1929), Os Conceitos Fundamentais da Metafísica: Mundo, Finitude, Solidão (1929-1930) e A Essência da Liberdade Humana: Introdução à Filosofia (1930). Visto que são nestes escritos onde Heidegger começa a abordar a questão da compreensão do Ser na finitude de uma maneira mais radical do que a proposta anteriormente em Ser e Tempo. Em outras palavras, Heidegger promove um movimento reflexivo de radicalização da estrutura fundamental da “preocupação” (Sorge), que o leva ao deslocamento da questão do sentido do Ser na finitude do âmbito estrito do ser-aí entendido como “ser-para-a-morte” (Sein-zum-tode), para uma reflexão mais profunda a partir dos conceitos de Transcendência, Mundo e Liberdade do Dasein. Esta radicalização inaugura uma série de questões entre as quais está inserida a pergunta primordial desta pesquisa: como Heidegger radicaliza o problema da finitude como horizonte de compreensão do Ser a partir da transcendência do Dasein, do fenômeno mundo e da liberdade do ser-aí? A explicitação conceitual destes três termos nucleares da “Metafísica do Dasein” – Transcendência, Mundo e Liberdade – revelará as condições de possibilidade para o desvelamento do ser dos entes a partir da compreensão do Ser, na qual não se recorre mais a uma esfera além (Deus, por exemplo) ou em contraposição ao ente (relação sujeito-objeto), mas que se fundamenta no horizonte da finitude garantido pela estrutura ontológica fundamental de “ser-no-mundo” (In-der-Welt-sein).
metadata.dc.description.resume: La problématique de la finitude comme horizon de la manifestation de l’Être est l’un des principaux thèmes dans la pensée de Heidegger. Cependant, elle gagne des aspects nouveaux et évolue à chaque étape de la pensée de cet auteur, c’est ce qui met en difficulté l’exercice de traiter ce thème dans une vision plus large de la philosophie. En ce sens,cette recherche vise la question de la finitude à partir de l’étape de la pensée heideggerienne connue comme “ Métaphysique du Dasein”, ou soit, en commençant par des écrits immédiatement postérieurs à la publication d’Être et le Temps (1927) et antérieurs à l’oeuvre De l’Essence de la Vérité (1930), mais précisément dans les oeuvres Les Problèmes Fondamentaux de la Phénoménologie (1927), Les Fondations Métaphysiques de la Logique (1928), De l’Essence du Fondement (1929), Introduction à la philosphie (1928-1929), Les Concepts Fondamentaux de la Métaphysique: Monde, Finitude, Solitude (1929-1930) et L’Essence de la Liberté Humaine: Introduction à la Philosophie (1930). C’est dans ces écrits que Heidegger commence à aborder la question de la compréhension de l’Être dans la finitude de façon plus radicale que dans le propos antérieur à Être et le Temps. En d’autres mots, Heidegger promeut un mouvement réflexif de radicalisation de la structure fondamentale de la ‘souci” (Sorge), qui le conduit à l’éloignement de la question du sens de l’Être dans la finitude du cadre étroit de l’être-là compris comme ‘être-pour-la-mort” (Sein-zum-tode), pour une réflexion plus profonde à partir des concepts de Transcendance, Monde et Liberté du Dasein. Cette radicalisation inaugure une série des questions entre lesquelles se trouve la question principale de cette recherche: comment Heidegger radicalise le problème de finitude comme horizon de compréhension de l‘Être à partir de la transcendance du Dasein, du phénomène monde et de la liberté de l’être-là. L’explication conceptuelle de ces trois termes nucléaires de la “Métaphysique du Dasein”- Transcendance, Monde et Liberté, révélera les conditions de possibilite pour le dévoilement de l’être des étants à partir de la compréhension de l’Être, en quoi on ne peut faire un recours mais à une sphère au-delá (Dieu, par exemple) ou en contre position à l’étant (relation sujet-objet) mais qui a comme fondement l’horizon de la finitude qui se presente comme garantie par la structure ontologique fondamentale de “l’être-au-monde” (In-der-Welt-sein)
Keywords: Heidegger
Finitude
Transcendência
Mundo
Liberdade
Monde
Liberté
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: FILOSOFIA
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: TEORIA DO CONHECIMENTO, EPISTEMOLOGIA E FILOSOFIA DA LINGUAGEM
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::TEORIA E FILOSOFIA DA HISTORIA
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Dissertações em Filosofia (Mestrado) - PPGFIL/IFCH

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