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metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 8-Mar-2018
metadata.dc.creator: RIBEIRO, Mônica Goreth Costa
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Marilena Loureiro da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: BASTOS, Rodolpho Zahluth
Title: Programa Escolas Sustentáveis na política pública de educação ambiental no município de Ananindeua: uma análise de três instituições de ensino
Citation: RIBEIRO, Mônica Goreth Costa. Programa Escolas Sustentáveis na política pública de educação ambiental no município de Ananindeua: uma análise de três instituições de ensino. Orientadora: Marilena Loureiro da Silva. 2018. 141 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia) - Núcleo de Meio Ambiente, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12196. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A referida pesquisa tem a premissa de verificar a execução do Programa Escolas Sustentáveis como política estruturante de Educação Ambiental em três instituições de ensino no municipio de Ananindeua. Os objetivos específicos foram: identificar os pressupostos filosóficos, teóricos, metodológicos do Programa Escolas Sustentáveis em esfera nacional e sua execução em três instituições de ensino do município de Ananindeua e identificar os indicadores de sustentabilidade escolar em 03 escolas objeto do Programa na esfera municipal, na perspectiva da discussão da escola como um espaço educador sustentável. Os procedimentos metodológicos adotados se deram a partir de abordagem qualitativa na qual foi realizada uma pesquisa do tipo exploratória que contou com uma pesquisa bibliográfica onde foi mantido um diálogo com diversos autores que tratam deste assunto. Em outro momento fomos a campo para conhecer e compreender as percepções dos envolvidos com a escola sobre Educação Ambiental, na qual foi desenvolvida a técnica de aplicação de questionário. Esse método foi escolhido porque possibilita o pesquisador uma compreensão mais ampliada acerca da importância que a educação possui na formação humana revelando ainda como é possível propor práticas de Educação Ambiental integrando aos conteúdos do currículo escolar. Autores como Libâneo (1994), Morin (2011), Oliveira (2006) Silva (2008), Leff (2001), Saviani (2005), Freire (1996), Veiga-Neto (1999), Gadotti (2004), Unesco (1998), Lakatos (2001), Gil (2002), Brasil (2013), Guimarães (2012) foram utilizados para qualificar o referencial teórico. Os resultados apontaram para a necessidade de interação e comunicação entre as mantenedores e as instituições, a realização de um planejamento efetivo que conte com o monitoramento da gestão e coordenação junto aos professores para ajuda-los a desenvolver um trabalho interdisciplinar como o exigido pelo compromisso dos professores para dialogar com os alunos de modo a estimular suas percepções sobre a importância de cuidar e preservar e tornar a escola sustentável.
Abstract: This research aim to ascertain the realization of Sustainable School Programs as a structuring policy for environmental education in three educational institutions, located in the Ananindeua town. The specific objectives were: to identify the philosophical, theoretical and methodological assumptions of the Sustainable Schools Program in the national sphere and its implementation in the municipality of Ananindeua and to identify the indicators of school sustainability in 03 schools of the Program in the municipal sphere, from the perspective of the school discussion as a sustainable educator space. The methodological procedures adopted were based on a qualitative approach in which an exploratory research was carried out, which included a bibliographical research where a dialogue was held with several authors who deal with this subject. Another time we went to the field to know and understand the perceptions of those involved with the school on Environmental Education, in which the questionnaire application technique was developed. This method was chosen because it allows the researcher a broader understanding of the importance that education has in human formation, revealing how it is possible to propose environmental education practices integrating the contents of the school curriculum. The authors of this work are Libane (1994), Morin (2011), Oliveira (2006), Leff (2001), Saviani (2005), Freire (1996), Veiga-Neto (1999), Gadotti 1998), Lakatos (2001), Gil (2002), Brazil (2013), Guimarães (2012) were used to qualify the theoretical reference. The results pointed to the need for interaction and communication between the maintainers and the institutions, the realization of an effective planning that counts on the monitoring of the management and coordination with the teachers to help them to develop an interdisciplinary work as required by the commitment of the teachers to dialogue with students in order to stimulate their perceptions about the importance of caring for and preserving and making the school sustainable.
Keywords: Políticas públicas
Educação ambiental
Meio ambiente
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: GESTÃO DOS RECURSOS NATURAIS E DESENVOLVIMENTO LOCAL
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: GESTÃO AMBIENTAL
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO AMBIENTAL
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Núcleo de Meio Ambiente
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Dissertações em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (Mestrado) - PPGEDAM/NUMA

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