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dc.creatorPASSINHO, Joelton da Silva-
dc.date.accessioned2020-02-19T20:18:33Z-
dc.date.available2020-02-19T20:18:33Z-
dc.date.issued2018-07-09-
dc.identifier.citationPASSINHO, Joelton da Silva. Argumentação e formação do senso crítico: proposta de trabalho com o gênero anúncio. Orientador: Alcides Fernandes de Lima. 2018. 160 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12296. Acesso em: .pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12296-
dc.description.abstractIn this study, the difficulties of argumentation presented by students of the 9th grade of Elementary School of a public school in the municipality of Curuçá-PA were investigated (through reading, oral and written activities), with the objective of elaborating a proposal of intervention that contributes to the accomplishment of more proficient readings and favors the development of the critical and reflexive sense of the students. The research, based on quantitative-qualitative sociolinguistics, involved the realization of several stages: (i) data collection from diagnostic activities; (ii) selection of the texts for the initial diagnosis; (iii) analysis of data and considerations about the most relevant items; (iv) preparation of the intervention activities (v) application of the proposed exercises and reflection on the results achieved; (vi) dissemination of students' final productions. The corpus consisted of data collected from the productions of 20 students (from the urban area and rural area, being 05 boys and 05 girls from each area), and the research was submitted to a methodology based on textual linguistics and with influence of the analysis based on authors such as Adam (2008), Abrel (2009), Bagno (2009), Ducrot (1987), Fiorin (2016) and Marcuschi (2008). The verification of the results made it possible to verify that students complete elementary school with low argumentative competence, since they demonstrate great difficulties to understand information that is not on the textual surface and, in most situations, do not question the ideas presented in the texts. Based on these findings, a didactic-methodological proposal was formulated with the purpose of intervening in the evidenced deficiencies, so that the student reaches greater argumentative competence in the later grades.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectAnúnciopt_BR
dc.titleArgumentação e formação do senso crítico: proposta de trabalho com o gênero anúnciopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Letras e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Alcides Fernandes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2565242209879834pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8630592741687028pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, averiguou-se (por meio de atividades de leitura, oralidade e escrita) as dificuldades de argumentação apresentadas por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública no município de Curuçá-PA, com o objetivo de elaborar uma proposta de intervenção que contribua para a realização de leituras mais profícuas e favoreça o desenvolvimento do senso crítico e reflexivo dos discentes. A pesquisa, assentada na sociolinguística variacionista de caráter quanti-qualitativo, compreendeu a realização de várias etapas: (i) coleta de dados a partir das atividades de diagnose; (ii) seleção dos textos para o diagnóstico inicial; (iii) análise dos dados e considerações acerca dos itens mais relevantes; (iv) elaboração das atividades de intervenção (v) aplicação dos exercícios propostos e reflexão sobre os resultados alcançados; (vi) divulgação das produções finais dos educandos. O corpus foi composto por dados coletados das produções de 20 alunos (pertencentes a zona urbana e zona rural, sendo 05 meninos e 05 meninas de cada área), submetendo-se a investigação a uma metodologia pautada na linguística textual e com influência da análise do discurso, fundamentando-se em autores como: Adam (2008), Abrel (2009), Bagno (2009), Ducrot (1987), Fiorin (2016), Marcuschi (2008). A verificação dos resultados possibilitou a constatação de que os alunos concluem o ensino fundamental apresentando baixa competência argumentativa, uma vez que demonstram grandes dificuldades para compreender informações que não se encontram na superfície textual e, na maioria das situações, não questionam as ideias apresentadas nos textos. Baseando-se nessas constatações, formulou-se uma proposta didático-metodológica com o propósito de intervir nas carências evidenciadas, para que o educando atinja maior competência argumentativa nas séries posteriores.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacionalpt_BR
dc.subject.linhadepesquisaLEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL - DIVERSIDADE SOCIAL E PRÁTICAS DOCENTESpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoLINGUAGENS E LETRAMENTOSpt_BR
dc.description.affiliationSEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações em Letras ( Mestrado Profissional) - PROFLETRAS/ILC

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