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metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 9-Sep-2019
metadata.dc.creator: ARAÚJO, Antônio Aprígio Fernandes de
metadata.dc.contributor.advisor1: CUNHA, Marcos André Dantas da
Title: A argumentação no discurso de sujeitos alunos do Ensino Fundamental: a construção da identidade regional mediada pelo gênero canção nos estilos Música Popular Paraense e Tecnobrega
Citation: ARAÚJO, Antonio Aprígio Fernandes de. A argumentação no discurso de sujeitos aluno do Ensino Fundamental: a construção da identidade regional mediada pelo gênero canção nos estilos Música Popular Paraense e Tecnobrega. Orientador: Marcos André Dantas da Cunha. 2019. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12324. Acesso em: .
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa constitui-se como realização de um projeto de dissertação do Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS e está caracterizada como pesquisa-ação. Desenha-se como principal objetivo motivar a construção da argumentação escrita em torno da reflexão do sujeito discente do ensino fundamental maior acerca de sua identidade cultural (regional/paraense). Daí, ao trabalhar com a argumentação indicar alternativas pedagógicas comprometidas com um sujeito crítico; discutir as relações de poder implicadas no debate acerca das singularidades/diferenças regionais e mais especificamente mostrar de que maneira a música pode ajudar o aluno a preparar-se socialmente e de forma crítica entendendo e posicionando-se diante das relações de poder existentes. Essa pesquisa tem suas bases nas concepções teóricas e metodológicas da Análise do Discurso (AD) de linha francesa, mais especificamente nas concepções de Foucault (2008). Também ao trabalhar com a produção de identidade do sujeito aluno paraense, mediada na Música Popular Paraense (MPP), este estudo delimita-se aos estudos culturais e da identidade difundidos por Certeau (1994), Bauman (1999) Canclini (1991). Além disso, conta com aportes teóricos de estudiosos da linguística textual, mais especificamente, dos conceitos referentes à teoria da argumentação de Koch (2004) e Fiorin (2015). Isso pensando-se a argumentação como um expediente discursivo, textualmente possível de ser acionado pelos sujeitos alunos. A pesquisa busca traçar metodologicamente ações que proporcionem a audição, análise-reflexão acerca da produção musical, considerando a recepção/performance do Tecnobrega e da MPP por parte dos sujeitos alunos, na medida em que tais produções tematizam uma identidade regional paraense. Então, buscar-se-á propor/mediar a construção da argumentação em textos escritos pelos sujeitos alunos, tendo como temática a identidade cultural, a partir dos textos delimitados a dois gêneros musicais identificados como paraenses.
Abstract: The research is a Master’s Thesis project of the Professional Master's Program in Letters - PROFLETRAS and turns into an action research. The main goal is to motivate the development of written argument around the reflection of the student from elementary school about his / her cultural identity (regional / paraense). Thus, working with the argument could indicate pedagogical alternatives committed to a critical person that discuss relations of power involved in the debate about regional singularities / differences and being more specifically it shows how music can help students to get ready socially and critically by understanding and realizing themselves in face of the relations of power already existed. This research has based in the theoretical and methodological conceptions of French Discourse Analysis (AD), more specifically in the conceptions of Foucault (2008). In addition, by working in partner to development of identity of the Paraense subject student, mediated in Paraense Popular Music (MPP), this study gets its focus into the cultural and identity studies disseminated by Certeau (1994), Bauman (1999) Canclini (1991). Furthermore, it has gotten theoretical contributions from textual linguistic scholars, more specifically concepts referring to the theory of argument from Koch (2004) and Fiorin (2015) that considers the argument as a tool, textually possible to be starting by the students. The research goes for drawing actions methodological that provide an availabe listening and analysis-reflection about the musical production, whereas the concept of reception / performance of Tecnobrega and MPP by the subjects students, as such as productions themed a Paraense regional identity. Therefore, we go for propose / mediate the development of get into an argument in texts written by the subject students getting as theme the cultural identity, from the texts focused in two musical genres identified as paraense genres.
Keywords: Identidade social
Música
Argumentação
Análise do discurso
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: LINGUAGENS E LETRAMENTOS
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL - DIVERSIDADE SOCIAL E PRÁTICAS DOCENTES
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
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