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dc.creatorARAÚJO, Tiago de Souza-
dc.date.accessioned2020-10-26T12:51:05Z-
dc.date.available2020-10-26T12:51:05Z-
dc.date.issued2019-12-10-
dc.identifier.citationARAÚJO, Tiago de Souza. Design e avaliação de um jogo sério para reabilitação motora. Orientador: Manoel Ribeiro Filho. 2019. 57 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Tecnologia, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12789 . Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12789-
dc.description.abstractThe area of physical therapy rehabilitation always aims to improve the quality of life of patients, but the process of physical therapy treatment can be considered tedious and tiring. This problem, the Serious Games, shows how the aid tool in the patient recovery process is applied to physical therapists, who use virtual reality as a motivating element in the patient recovery process. This paper presents the design and evaluation process of a serious game aimed at motor rehabilitation or which has been evaluated by professionals and patients and shows relevant results in tests of ease of learning, efficiency, level of inconsistencies, user satisfaction and ease of memorization. through the use of the System Usability Scale (SUS). The Serious Examination Utility - Questionnaire (SEU-Q) instrument was also used to assess the perception of utility of the Serious Game, or which helped to identify important aspects related to the benefits of its use.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectJogos sériospt_BR
dc.subjectrealidade virtualpt_BR
dc.subjectfisioterapiapt_BR
dc.titleDesign e avaliação de um jogo sério para reabilitação motorapt_BR
dc.title.alternativeDesign and evaluation of a serious game for motor rehabilitationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqENGENHARIA DE SOFTWAREpt_BR
dc.contributor.advisor1RIBEIRO FILHO, Manoel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9329438229733907pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3568200355438972pt_BR
dc.description.resumoA área de reabilitação fisioterapêutica visa sempre melhorar a qualidade de vida dos pacientes, porém o processo de tratamento fisioterapêutico pode ser considerado tedioso e cansativo. Considerando essa problemática, os Jogos Sérios se apresentam como ferramenta de auxilio no processo de recuperação de pacientes submetidos a tratamentos fisioterapêuticos, os quais utilizam a realidade virtual como elemento motivador no processo de recuperação do paciente. O presente trabalho apresenta o processo de design e avaliação de um jogo sério voltado para reabilitação motora o qual foi avaliado por profissionais e pacientes e apresentou resultados relevantes nos critérios de facilidade de aprendizagem, eficiência, nível de inconsistências, satisfação do usuário e facilidade de memorização através da utilização da System Usability Scale (SUS). Foi utilizado também o instrumento Serious Exergame Utility - Questionnaire (SEU-Q) para avaliação da percepção de utilidade do Jogo Sério proposto, o qual ajudou a identificar importantes aspectos relacionados aos benefícios do seu uso.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.subject.linhadepesquisaINTELIGÊNCIA COMPUTACIONALpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoCOMPUTAÇÃO APLICADApt_BR
dc.description.affiliationUniversidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPApt_BR
Appears in Collections:Dissertações em Engenharia Elétrica (Mestrado) - PPGEE/ITEC

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