Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13308
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 23-Aug-2019
metadata.dc.creator: SILVA, Fabiano Reis da
metadata.dc.description.affiliation: EEEMF Armando Fajardo
metadata.dc.contributor.advisor1: Jackson Costa, Pinheiro
Title: Ensino de artrópodes utilizando realidade aumentada
metadata.dc.description.sponsorship: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Citation: SILVA, Fabiano Reis da. Ensino de artrópodes utilizando realidade aumentada. Orientador: Jackson Costa Pinheiro. 2019. 97 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Biológicas, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13308. Acesso em: .
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho envolve um estudo de validação de um produto educacional configurado em um aplicativo de Realidade Aumentada, denominado de AR3D, que combina imagens virtuais 3D de sessenta espécimes de animais do filo Artrópode com o mundo real. Este aplicativo poderá ser utilizado como recurso pedagógico auxiliando professores de ciências e biologia, bem como estudantes. A metodologia adotada para esse trabalho envolveu duas etapas, sendo que a primeira consistiu na construção e estruturação do aplicativo em um ambiente de desenvolvimento integrado chamado de Unity 3D para ser compatível com dispositivos móveis com câmera que contenham o sistema operacional Android. Na segunda etapa foi realizada validação do AR3D por um painel de especialistas formado por cinco professores formadores da UFPA, pertencentes a um programa de pós-graduação de formação de professores de ciências e biologia e de formação em áreas especificas da biologia, para o quais foi disponibilizado um formulário on-line como instrumento de coleta de dados. Após a apreensão dos dados empíricos foi realizada a análise que considerou os seguintes critérios: técnicos, reação do usuário e o manual, que evidenciaram os seguintes pontos positivos dentro desses critérios: Eficiência de desempenho, confiabilidade, segurança, manual, motivação, experiência do usuário e conhecimento. O ponto negativo ficou com o critério usabilidade devido uma baixa pontuação no quesito de adaptação a portadores de necessidades especiais. Como o aplicativo possui mais pontos positivos que negativos conclui-se que ele pode ser um recurso com potencial pedagógico para contribuir no ensino de Biologia, especificamente no que refere ao conteúdo Artrópodes. Palavras-chave: realidade; aumentada; artrópode; formação;
Abstract: This paper describes a validation study of an educational product configured in an Augmented Reality application, hereby denominated “AR3D”, which combines three-dimensional virtual images of 60 (sixty) specimens of animals belonging to the Arthropoda phylum, together with the real world. This application may be used as a pedagogical resource, assisting science and/or biology teachers and students alike. The methodology chosen for this work involved two stages: the first stage consisted in building and structuring the AR3D application inside an integrated development environment (IDE) known as Unity 3D, with the intent of giving the application compatibility with camera-equipped mobile devices which run the Android operating system. The second stage consisted in the validation proper; said validation was conducted by a panel of experts, composed by five teacher trainers from the Federal University of Pará (UFPA), who belong to a post-graduate studies program dedicated to the training of science and biology teachers, as well as training in specific biology branches. An online form was made available to those teachers, as a means of data collecting. After all empirical data was gathered, an analysis was made, based on the following criteria: technical, user reaction and manual. The positives evidenced inside those criteria were: performance efficiency, reliability, safety, manual, motivation, user experience and knowledge. The sole criterium to receive a negative evaluation was usability: this was due to a low score concerning the adaptability of the tool to handicapped people. As the application’s positives outweigh the negatives, it is concluded that said application can be a tool with pedagogical potential to contribute with science and biology teaching, specifically in what concerns to studies involving arthropods.
Keywords: Biologia - estudo e ensino
Realidade aumentada
Artrópode
Tecnologia educacional
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: Ensino de Biologia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Biológicas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: bibbiologicas@ufpa.br
Appears in Collections:Dissertações em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional) - PROFBIO/ICB

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_EnsinoArtropodesUtilizando.pdf10,65 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons