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dc.creatorBRITO, Adilson Junior Ishihara-
dc.date.accessioned2021-08-25T13:14:35Z-
dc.date.available2021-08-25T13:14:35Z-
dc.date.issued2021-06-
dc.identifier.citationBRITO, Adilson J. I. Identidade fraturada: O desmemoriamento da "Adesão do Pará" no ensino de história. História & Ensino, Londrina, v. 7, n. 1, ja./jun. 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13414. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn2238-3018pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13414-
dc.description.abstractIt seems relatively settled that one of the roots of the school historical knowledge is related to the intellectual commitment with the edification of the Nation, from the construction of collective memory and identity. As a discipline of basic public formation, History should commemorate national history, and its regional and local developments, by encouraging the genealogical learning of a common past. This picture has undergone great changes in the present time. The History taught in the High School has distanced itself from this genealogical function, in which the basic formation does not include the significant learning of history, leading to processes of dismemberment and unawareness of national, regional and local identity goods among educations agents in the school space. This article intends to enter into this discussion, about “fractures” in teaching and learning experiences of a specific regional historical process, the "Adherence of Pará to Brazil’s Independence", in the daily life of a public High School in the outskirts of the municipality of Ananindeua-PA, in the brazilian Amazon.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Londrinapt_BR
dc.relation.ispartofHistória & Ensinopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.source.urihttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/issue/view/1695pt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectAdesão do Parápt_BR
dc.subjectHistory teachingen
dc.subjectBasic educationen
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectAdherence of Paráen
dc.titleIdentidade fraturada: O desmemoriamento da "Adesão do Pará" no ensino de históriapt_BR
dc.title.alternativeFractured indentity. the dismemberment of “Adhesion of Pará” in history teachingen
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUELpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5217224392697515pt_BR
dc.citation.volume27pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage93pt_BR
dc.citation.epage122pt_BR
dc.identifier.doiDOI: 10.5433/2238-3018.2021v27n1p93pt_BR
dc.description.resumoParece relativamente assente que uma das raízes do conhecimento histórico escolar está relacionada ao comprometimento intelectual com a edificação da Nação, a partir da construção da memória e identidade coletivas. Como disciplina de formação básica pública, a História deveria comemorar a “história nacional”, e os seus desdobramentos regionais e locais, através do incentivo à aprendizagem genealógica de um passado comum. Esse quadro tem sofrido grandes mudanças na atualidade. A história ensinada na Escola tem se distanciado desse historicismo nacionalista, na qual a formação básica pouco contempla a aprendizagem significativa da história, levando a processos de desmemoriamento e despertencimento de bens identitários nacionais, regionais e locais entre os agentes da Educação no espaço escolar. Este artigo pretende adentrar nessa discussão, a partir da investigação sobre as “fraturas” nas experiências de ensino e aprendizagem de um processo histórico regional específico, a “Adesão do Pará à Independência do Brasil”, no cotidiano de uma escola pública de ensino médio da periferia do município de Ananindeua-PA, na Amazônia brasileira.pt_BR
dc.description.affiliationUFPA - Universidade Federal do Parápt_BR
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