Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13467
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 11-Dez-2020 |
Autor(es): | FELIZ, Esmeralda Vasconselo |
Primeiro(a) Orientador(a): | BASTOS, Rodolpho Zahluth |
Primeiro(a) coorientador(a): | VASCONCELLOS SOBRINHO, Mário |
Título: | Uso de jogos pedagógicos para discussão sobre meio ambiente em escola ribeirinha de ensino fundamental e médio: experiência na E.E.E.F.M. Prof. João Ludovico, no município de Limoeiro do Ajuru – PA |
Citar como: | FELIZ, Esmeralda Vasconselo. Uso de jogos pedagógicos para discussão sobre meio ambiente em escola ribeirinha de ensino fundamental e médio: experiência na E.E.E.F.M. Prof. João Ludovico, no município de Limoeiro do Ajuru – PA. Orientador: BASTOS, Rodolpho Zahluth. 2020. 73 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia) - Núcleo de Meio Ambiente, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13467. Acesso em:. |
Resumo: | A pesquisa tem por objetivo analisar qual o entendimento que crianças e adolescentes de municípios com áreas ribeirinhas possuem sobre o tema meio ambiente e como elas incorporam novos elementos sobre a temática a partir do uso de jogos pedagógicos. De forma particular, trata-se de uma investigação que se utilizará do método da pesquisa-ação onde a pesquisadora construirá um jogo pedagógico e o usará em sala de aula para ampliar o conhecimento das crianças e adolescentes sobre o tema meio ambiente. Para tal, inicialmente a pesquisadora realizará uma exaustiva revisão bibliográfica sobre os temas meio ambiente e educação ambiental de forma a obter o máximo de elementos necessários para a construção do jogo. Em seguida, como ponto inicial, a pesquisadora fará um levantamento sobre o significado de meio ambiente dos alunos. Posteriormente, será aplicado o jogo em uma sequência de vezes e ao final, a pesquisadora levantará novamente o entendimento sobre o mesmo tema a fim de identificar quais elementos foram mais fáceis e difíceis de serem incorporados a partir da realidade local. Para esta pesquisa foi escolhido o município de Limoeiro do Ajuru – PA por apresentar uma comunidade ribeirinha que precisa de cuidados mais eficazes com o meio ambiente e a escola E.M.E.F.M. Professor João Ludovico, a qual tem a demanda atendida do próprio bairro e da zona rural sobretudo os ribeirinhos. |
Abstract: | The research aims to analyze the understanding that children and adolescents from municipalities with riverside areas have on the theme of the environment and how they incorporate new elements on the theme from the use of educational games. In particular, it is an investigation that will use the action research method where the researcher will build a pedagogical game and use it in the classroom to expand the knowledge of children and adolescents about the environment. To this end, initially the researcher will carry out an exhaustive bibliographic review on the themes of environment and environmental education in order to obtain the maximum elements necessary for the construction of the game. Then, as a starting point, the researcher will carry out a survey on the meaning of the students' environment. Subsequently, the game will be applied in a sequence of times and at the end, the researcher will again raise the understanding on the same theme in order to identify which elements were easier and more difficult to be incorporated from the local reality. The municipality of Limoeiro do Ajuru - PA was chosen for this research because it has a riverside community that needs more effective care with the environment and the E.M.E.F.M. Teacher João Ludovico, whose demand is met from the neighborhood itself and from the countryside, especially the riverside. |
Palavras-chave: | Jogos pedagógicos Educação ambiental Meio ambiente Ribeirinhos |
Área de Concentração: | GESTÃO DOS RECURSOS NATURAIS E DESENVOLVIMENTO LOCAL |
Linha de Pesquisa: | GESTÃO AMBIENTAL |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Núcleo de Meio Ambiente |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (Mestrado) - PPGEDAM/NUMA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_UsoJogosPedagogicos.pdf | 1,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons