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Tipo: Dissertação
Data do documento: 14-Mai-2019
Autor(es): COSTA, Carla Patrícia da Silva Guedes
Primeiro(a) Orientador(a): CASTILO, Luís Heleno Montoril del
Título: A metaficção nos romances Boca do Inferno e Desmundo, de Ana Miranda
Citar como: COSTA, Carla Patrícia da Silva Guedes. Metaficção nos romances Boca do inferno e Desmundo, de Ana Miranda. Orientador:Luís Heleno Montoril del Castilo. 2019. 103 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13489. Acesso em: .
Resumo: A presente dissertação trata da temática da metaficção nas obras Dias & Dias (2002), Clarice Lispector (1996), A última Quimera (1995), Amrik (1997) e, concentra-se, em maior parte, nos romances históricos Boca do Inferno (1989) e Desmundo (1996), todos de autoria de Ana Miranda. Nas duas últimas obras supracitadas, cujos enredos retomam o contexto do período colonial brasileiro, há a possibilidade de se pensar numa desconstrução histórica, pois a escritora emprega documentos e fatos da própria história para subsidiar a escrita literária. O trabalho será erguido sob o fulcro de observar como o mosaico de textos históricos permite a construção do processo metatextual de Ana Miranda em seus romances, principalmente em Boca do Inferno e Desmundo. Além disso, será desdobrada a inter-relação discursiva de um narrador que utiliza tanto recurso estético-estilístico da literatura, quanto o contexto histórico da narrativa, a fim de que se possa investigar a relação entre as características do autor Gregório de Matos Guerra e Oribela, personagens respectivos de Boca do Inferno e Desmundo, considerando o momento da colonização portuguesa em território nacional. Há de se destacar, sobretudo, nestas duas obras, o fato de o poder soberano das instituições Estado e Igreja determinarem alguns dos comportamentos das personagens. Como ponto ulterior, tratar-se-á, ainda, da construção do sujeito feminino, ressaltando, principalmente a repressão de suas ações no contexto colonial. A partir da discussão em torno da teria da metaficção historiográfica (HUTCHEON, 1991 e WHITE 1995), buscar-se-á a compreensão do processo de metaficção de Ana Miranda como uma característica que possibilita a problematização dos discursos históricos que enredam suas obras. Desse modo, será possível apontar o fato de que a metaficção surge com a finalidade de se estabelecer no texto literário uma atmosfera de confrontação e de contraponto, uma vez que nele é possível desterritorializar o sentido de verdade oriundo dos discursos oficiais, sem esquecermos de que o ponto de vista da narração, sendo ocupado por um sujeito à margem, faz surgir, embora ficcional, um horizonte interpretativo novo.
Abstract: This dissertation is a study about the theme of metafiction in the follow narratives: Dias & Dias (2002), Clarice Lispector (1996), A última quimera (1995), Amrik (1997) and, it’s focuses, for the most part, in the historical novels Boca do Inferno (1989) and Desmundo (1996), all of them by Ana Miranda. In the last two novels abovementioned, whose the plots retake the context of the Brazilian colonial period, there is the possibility of thinking of a historical deconstruction, cause the writer uses documents and facts to write hers novels. The work will be built with the objective of observing how the mosaic of historical texts makes possible the Ana Miranda’s construction of the metatextual process in her novels, mainly in Boca do Inferno and Desmundo. Moreover, this work will analyze also the interrelationship discourse of a narrator who uses not only the aesthetic-narrative resource of literature, but also the historical context of the narrative, cause in this way, it will be possible to investigate the relationship between the characteristics of Gregório de Matos Guerra and Oribela who are characters respective of Boca do Inferno and Desmundo, considering the moment of Portuguese colonization in national territory. It will be showed, mainly in these two novels that the instituitions sovereign power as State and Church determine some characters' behavior. Lastily, it will also be analyzed the construction of the female subject, emphasizing, mainly, the repression of her actions in the colonial context of narrative. Therefore, considering the discussion about the historiographical metafiction (HUTCHEON, 1991 and WHITE 1995), It will try to understand the process of metafiction of Ana Miranda as a characteristic that makes possible the problematization of the historical discourses that are retake in hers works. In this way, it will be possible to show the fact that the metafiction is used to establish in the literary text an atmosphere of confrontation and counterpoint, cause It’s possible to deterritorialize the meaning of truth of the official discourses, but not forgetting that the point of view of the narration, being occupied by a subject on the margin, makes to be possible another fictional horizon.
Palavras-chave: Metaficção
Boca do Inferno
Desmundo
Literatura brasileira - História e Crítica
Metafiction
Boca do inferno
Desmundo
Brazilian literature - History and criticism
Área de Concentração: ESTUDOS LITERÁRIOS
Linha de Pesquisa: LITERATURA, INTERPRETAÇÃO, CIRCULAÇÃO E RECEPÇÃO
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Letras e Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Letras (Mestrado) - PPGL/ILC

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