Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13714
Tipo: | Tese |
Data do documento: | 11-Fev-2020 |
Autor(es): | MORHY, Sádie Saady |
Afiliação do(s) Autor(es): | UFPA - Universidade Federal do Pará |
Primeiro(a) Orientador(a): | FAIRCHILD, Thomas Massao |
Título: | A Escrita do professor de inglês em formação: indícios de conhecimentos a respeito da aula e da escrita acadêmica |
Citar como: | MORHY, Sádie Saady. A escrita do professor de inglês em formação: indícios de conhecimentos a respeito da aula e da escrita acadêmica. Orientador: Thomas Massao Fairchild. 2020. 168 f. Tese (Doutorado em Letras) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/13714. Acesso em:. |
Resumo: | A compreensão da relação do docente com os conhecimentos próprios ao ensino implica em como este se constitui a partir do “dialogismo” próprio à linguagem, do que Foucault (1972) chama de “arquivo”, ou “heterogeneidade discursiva” (mostrada e constitutiva) segundo Authier-Revuz (2004). A escrita dialógica, manifestada em relatórios de estágio, possui um movimento duplo, uma vez que possibilita ao aluno estagiário refletir e expor seus conhecimentos acerca da profissão. O caráter acadêmico dessa escrita se constitui em um documento que funciona como culminância de todo um estudo desenvolvido durante a graduação, o qual se entende responsável pela construção de aprendizagem para uma prática profissional docente do aluno de Letras Inglês, ao término de seu curso universitário. Esse documento funciona como indicador que reflete sua formação como docente. Nesta tese, nos interessamos pela investigação da formação do professor de inglês em duas dimensões: a dos conhecimentos didáticos que fundamentam o ensino da língua e a do domínio dos processos de produção do texto acadêmico. Nosso objetivo geral foi discutir de que forma a relação do professor em formação com os conhecimentos que embasam seu trabalho se materializou na sua escrita sobre as práticas de ensino. Mais especificamente, buscamos saber como esses estagiários produzem um texto acadêmico, observando sua forma de descrição das aulas observadas, o modo como revelam seus conhecimentos didáticos, os mecanismos que utilizam para construção e produção dos relatórios, bem como a maneira que produzem suas reflexões. Adotamos uma perspectiva discursiva, voltada para a análise do discurso de linha francesa, pautada em Foucault (1972), principalmente em questões que envolvem o enunciado. Para isso, analisamos trechos de relatórios de alunos de Estágio Supervisionado do Curso de Letras Inglês da Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal do Pará. Os resultados mostram indícios de que a escrita dos alunos revela posições pré-concebidas, marcadas por crenças acerca da profissão, indicando a dificuldade dos estagiários em questões relacionadas à linguagem padrão, à escrita acadêmica e aos conhecimentos adquiridos, o que implica na inabilidade, como sujeitos do discurso, em posicionar-se claramente em sua área de formação por meio da escrita. Constatamos indícios de um sujeito que ocupa três posições no discurso: uma paradoxal, pelo modo que relata suas experiências de ensino, revelando uma imagem incompatível com o lugar institucional mais experiente da língua; uma a-científica, fazendo emergir uma enunciação pouco marcada pelos discursos científicos da área de ensino, e outra excludente, demonstrando não se ver “autorizado” a fazer citações de outros autores. |
Abstract: | Understanding the teacher's relationship with the knowledge proper to teaching implies how it is constituted from language's “dialogism”, of what Foucault (1972) calls “file”, or “discursive heterogeneity” (shown and constitutive) according to Authier-Revuz (2004). Dialogic writing, manifested in internship reports, has a double movement, since it allows the trainee student to reflect and expose his knowledge about the profession. The academic character of this writing is a document that serves as the culmination of an entire study developed during the undergraduate course, which is responsible for building learning for a professional teaching practice of the student of English Letters, at the end of his university course. This document serves as an indicator that reflects your training as a teacher. In this thesis, we are interested in investigating the training of English teachers in two dimensions: that of didactic knowledge that underlies the teaching of the language and that of mastering the processes of producing academic text. Our general objective was to discuss how the relationship of the teacher in training with the knowledge that underlies his work materialized in his writing on teaching practices. More specifically, we seek to know how these trainees produce an academic text, observing their way of describing the observed classes, the way they reveal their didactic knowledge, the mechanisms they use for the construction and production of reports, as well as the way they produce their reflections. We adopted a discursive perspective, focused on the analysis of the French line discourse, based on Foucault (1972), mainly on issues involving the statement. For this, we analyzed excerpts from reports of Supervised Internship students of the English Language Course at the Faculty of Modern Foreign Languages at the Federal University of Para. The results show evidence that the students' writing reveals preconceived positions, marked by beliefs about the profession, indicating the difficulty of the interns in issues related to standard language, academic writing and acquired knowledge, which implies inability, as discourse subjects, in clearly positioning themselves in their area of formation through writing. We found evidence of a subject who occupies three positions in the discourse: a paradoxical one, due to the way he reports his teaching experiences, revealing an image incompatible with the most experienced institutional place of the language; one a-scientific, giving rise. Discourse analysis |
Palavras-chave: | Análise do discurso Relatórios técnicos Professores de inglês - Formação Discourse analysis Internship report English teachers - Training of |
Área de Concentração: | ESTUDOS LINGUÍSTICOS |
Linha de Pesquisa: | LITERATURA, INTERPRETAÇÃO, CIRCULAÇÃO E RECEPÇÃO |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Letras e Comunicação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Teses em Letras (Doutorado) - PPGL/ILC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese_EscritaProfessorIngles.pdf | 1,68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons