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Tipo: Dissertação
Data do documento: 6-Set-2018
Autor(es): SILVA, Jairo da Silva e
Afiliação do(s) Autor(es): IFPA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Primeiro(a) Orientador(a): PESSOA, Fátima Cristina da Costa
Título: A mercantilização da educação: análise discursiva de anúncios publicitários de faculdades e/ou universidades privadas que atuam na Amazônia brasileira
Agência de fomento: 
Citar como: SILVA, Jairo da Silva e. A mercantilização da educação: análise discursiva de anúncios publicitários de faculdades e/ou universidades privadas que atuam na Amazônia brasileira. Orientadora: Fátima Cristina da Costa Pessoa. 2017. 148 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/13960. Acesso em: .
Resumo: Este trabalho se propõe a analisar o processo discursivo de transformação da educação em produto de consumo, enunciado na mídia – mais especificamente – em anúncios publicitários de faculdades e/ou universidades privadas que atuam na Amazônia brasileira, sob a perspectiva teórico-metodológica da Análise do Discurso de linha francesa. Refletimos acerca de os efeitos de sentidos produzidos nos anúncios publicitários destas instituições privadas de ensino superior, pontuando os lugares em que se posicionam os sujeitos que enunciam estes dizeres, perpassando tanto pelas condições de produções destes enunciados, quanto pelos movimentos de rede de memórias (discursiva e imagética) e formações discursivas que agenciam os dizeres sobre a educação superior. Adotamos a hipótese de que a educação superior privada é concebida como mais um produto a ser consumido segundo as dinâmicas da agenda neoliberal instalada no país e que, a serviço deste complexo processo, estão os anúncios publicitários, pautados na ordem das práticas discursivas. As análises foram realizadas conforme as estratégias persuasivas materializadas em cada peça publicitária, dividindo-as em 04 blocos, onde identificamos diferentes sentidos sobre a educação superior privada. No primeiro bloco, os movimentos de interdiscursividade sugerem que o acesso ao ensino superior é pensado para determinados públicos, caracterizando-se, assim, um discurso de segregação na educação superior. No segundo bloco, os enunciados que compõem os anúncios acionam um cliente-aluno caracterizado pela necessidade de obter conquistas, se destacar socialmente e obter sucesso no mercado de trabalho. No terceiro bloco, a presença de celebridades em anúncios que vendem educação significa igualar a oferta da educação superior à oferta de qualquer outro produto mercadológico. No quarto bloco, ora discursiviza-se a educação superior conforme o gênero, ora reproduz-se a beleza feminina como essencial e fundamental para a materialidade publicitária. Assim, esta pesquisa justifica-se pelo fato de favorecer a compreensão das regularidades nos enunciados adotados por instituições particulares atuantes na referida região, possibilitadas pelas determinações histórico-sociais e ideológicas, bem como as influências do mercado no processo de mercantilização da educação.
Resumen: Este trabajo se propone analizar el proceso discursivo de transformación de la educación en producto de consumo, enunciado en los medios - más específicamente - en anuncios publicitarios de facultades y/o universidades privadas que actúan en la Amazonia brasileña, bajo la perspectiva teórico-metodológica del Análisis del Discurso de línea francesa. Reflexionamos sobre los efectos de los sentidos producidos en comerciales de estas instituciones privadas de educación superior, señalando los lugares en que se posicionan los sujetos que enuncian estos dichos, puntuando tanto las condiciones de producción de estos enunciados, como los movimientos de la red de memorias (discursiva y de las imágenes) y las formaciones discursivas que promocionan los dichos sobre la educación superior. Adoptamos la hipótesis de que la educación superior privada es concebida como otro producto a ser consumido según las dinámicas de la agenda neoliberal instalada en el país y que al servicio de este complejo proceso están los anuncios publicitarios, pautados en el orden de las prácticas discursivas. Los análisis se realizaron conforme a las estrategias persuasivas materializadas en cada pieza publicitaria, dividiéndolas en 04 bloques, donde identificamos diferentes sentidos sobre la educación superior privada. En el primer bloque, los movimientos de interdiscursividad sugieren que el acceso a la enseñanza superior es pensado para determinados públicos, caracterizándose así, un discurso de segregación acerca de esta educación. En el según bloque, los enunciados que componen los anuncios accionan a un cliente-alumno caracterizado por la necesidad de obtener conquistas, de destacarse socialmente y de tener éxito en el mercado de trabajo. En el tercer bloque, la presencia de celebridades en anuncios que venden educación, significa igualar la oferta de la educación superior a la oferta de cualquier otro producto mercadológico. En el cuarto bloque, se discursiviza la educación superior según el género, o reproducen la belleza femenina como esencial y fundamental para la materialidad publicitaria. Así, esta investigación se justifica por el hecho de favorecer la comprensión de las regularidades en los enunciados adoptados por instituciones particulares actuantes en la referida región, posibilitadas por las determinaciones histórico-sociales e ideológicas, así como las influencias del mercado en el proceso de mercantilización de la educación.
Palavras-chave: Análise do discurso
Análisis del discurso
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Mercantilização da educação
Mercantilización de la Educación
Amazônia brasileira
Amazonía brasileña
Área de Concentração: ESTUDOS LINGUÍSTICOS
Linha de Pesquisa: ANÁLISE, DESCRIÇÃO E DOCUMENTAÇÃO DAS LÍNGUAS NATURAIS
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Letras e Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Letras (Mestrado) - PPGL/ILC

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