Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/14056
Tipo: Tese
Data do documento: 12-Mar-2019
Autor(es): OLIVEIRA, Rubenil da Silva
Afiliação do(s) Autor(es): FWF - FACULDADE WALDIR FILHO
Primeiro(a) Orientador(a): SIMÕES, Maria do Perpétuo Socorro Galvão
Título: Representações das identidades homoafetivas na prosa contemporânea brasileira: leituras da escrita de si
Agência de fomento: 
Citar como: OLIVEIRA , Rubenil da Silva. Representações das identidades homoafetivas na prosa contemporânea brasileira. Orientadora: Maria do Perpétuo Socorro Galvão Simões. 2020. 304 f. Tese (Doutorado em Letras) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14056. Acesso em:.
Resumo: A tese, cujo título é “REPRESENTAÇÕES DAS IDENTIDADES HOMOAFETIVAS NA PROSA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA: leituras da escrita de si” tem como objetivo geral analisar as identidades homoafetivas na prosa contemporânea brasileira, a partir da leitura de Stella Manhattan, de Silviano Santiago (2017); Confissões ao mar, de Kadu Lago (2010); O terceiro travesseiro, de Nelson Luiz de Carvalho (2007); O diário de Marjorie: memórias de uma travesti, de Marcos Soares (2014); Olho de Boto, de Salomão Larêdo (2015) e o conto “Cachorro Doido”, de Haroldo Maranhão (1986), à luz da abordagem dos estudos culturais na literatura, da literatura de autoria de minorias sexuais e da escrita de si. Como abordagem da pesquisa foi usada a qualitativa, uma vez que se dispensa a quantificação de dados e a pretensão é analisar como são feitas as representações das identidades homoafetivas sob o viés das teorias e críticas da literatura apontadas anteriormente. Para as análises e elaboração dos capítulos teóricos foi necessário um aprofundamento de leituras acerca da literatura e suas teorias críticas em Cevasco (2003, 2005), Bhabha (2013), Compagnon (2010), Candido (1981, 2000 e 2007), Dalcastagnè (2012), Derrida (2014), D’Onofrio (2004), Eagleton (2011) e outros; da homoafetividade – Okita (2015), Figari (2007), Fry e Macrae (1983), Fry (1982), Trevisan (2002), Gomes Filho (2016) Mott (2003), Oliveira (2016, 2018); da memória e identidade – Le Goff (2016), Halbwachs (2013), Ricoeur (2007), Yates (2016), Hall (2014), Woodward (2014); da cultura e tradição oral – Zumthor (1997, 2001 e 2018), Câmara Cascudo (2008), Simões (2006), Mindlin (2006) e Paes Loureiro (2006); do poder e sexualidade – Foucault (2014, 2015, 2016 e 2017), Agamben (2005), além de outros. A pesquisa incluiu o tipo bibliográfico a fim de solidificar o conhecimento necessário para suportar a análise. Ao comparar o que está posto nas teorias com as leituras literárias conclui-se que as diferenças entre a escrita de si e do outro, as quais estão amalgamadas nas experiências dos sujeitos. Portanto, pode ser afirmado que há correspondência entre o viver e o não viver a homoafetividade, visto que no viver sugere-se maior proximidade entre o real a narrativa literária, enquanto o apenas ouvir sobre torna o narrador mais distante do fato, sobretudo, porque a literatura homoafetiva é uma atitude de resistência.
Abstract: This is a title called "REPRESENTATIONS OF THE HOMOAFFECTIVE IDENTITIES IN BRAZILIAN CONTEMPORARY PROSE: reading of the self-writing" as the analysis of homoaffetive identity in contemporary literature, based on the reading of Stella Manhattan by Silviano Santiago (2017); Confissões do Mar, by Kadu Lago (2010); O Terceiro Travesseiro by Nelson Luiz de Carvalho (2007); O Diário de Marjorie: Memórias de um Travesti, by Marcos Soares (2014); Olho de Boto, by Salomão Larêdo (2015) and the short story "Cachorro Doido", by Haroldo Maranhão (1986), in the light of cultural studies in literature, literature on sexual minority authorship and self-writing. In this research was applied a quantification of data and an attempt to be representative of the homoaffective identities in relation to the theories and critics of the literature pointed out previously. The behavior for the analysis and evaluation of critics in Cevasco (2003, 2005), Bhabha (2013), Compagnon (2010), Cândido (1981, 2000 and 2007), Dalcastagnè (2012), Derrida (2014), D'Onofrio 2004), Eagleton (2011) and others; of the homoafetividade - Okita (2015), Figari (2007), Fry and Macrae (1983), Fry (1982), Trevisan (2002), Gomes Filho (2016) Mott (2003), Oliveira (2016, 2018); of memory and identity - Le Goff (2016), Halbwachs (2013), Ricoeur (2007), Yates (2016), Hall (2014), Woodward (2014); of culture and oral tradition - Zumthor (1997, 2001 and 2018), Câmara Cascudo (2008), Simões (2006), Mindlins (2006) and Paes Loureiro (2006); of power and sexuality - Foucault (2014, 2015, 2016 and 2017), Agamben (2005), and others. The research included the types, bibliographical and field research to find out the necessary conflict resolution process. On comparing what is implied in the theories with the literary readings, it is concluded that the difference between the writing of onselft and another, are in the in the subjects’ experience. Therefore, it can be affirmed that there is a correspondence between living and not living homoaffetivity, since you do not live the best alternative between the real and the literary narrative, while only to hear the narrator is more distant from the fact, above all, because the homoaffective literature is an attitude of resistance.
Resumen: La tesis, cuyo título es "REPRESENTACIONES DE LAS IDENTIDADES HOMOAFETIVAS EN LA PROSA CONTEMPORÁNEA BRASILEÑA: lectura de la escritura de sí" tiene como objetivo general analizar las identidades homoafectivas en la prosa contemporánea brasileña, a partir de la lectura de Stella Manhattan, de Silviano Santiago (2017); Confesiones al mar, de Kadu Lago (2010); La tercera almohada, de Nelson Luiz de Carvalho (2007); El diario de Marjorie: memorias de una travesti, de Marcos Soares (2014); (1986), a la luz del enfoque de los estudios culturales en la literatura, de la literatura de autoría de minorías sexuales y de la escritura de sí. Como enfoque de la investigación se utilizó la cualitativa, una vez que se dispensa la cuantificación de datos y la pretensión es analizar cómo se hacen las representaciones de las identidades homoafectivas bajo el sesgo de las teorías y críticas de la literatura apuntadas anteriormente. Para los análisis y elaboración de los capítulos teóricos fue necesario una profundización de lecturas acerca de la literatura y sus teorías críticas en Cevasco (2003, 2005), Bhabha (2013), Compagnon (2010), Candido (1981, 2000 y 2007), Dalcastagnè (2012), Derrida (2014), D'Onofrio (2004), Eagleton (2011) y otros; de la homoafectividad - Okita (2015), Figari (2007), Fry y Macrae (1983), Fry (1982), Trevisan (2002), Gomes Filho (2016) Mott (2003), Oliveira (2016, 2018); de la memoria e identidad - Le Goff (2016), Halbwachs (2013), Ricoeur (2007), Yates (2016), Hall (2014), Woodward (2014); de la cultura y la tradición oral - Zumthor (1997, 2001 y 2018), Cámara Cascudo (2008), Simões (2006), Mindlins (2006) y Paes Loureiro (2006); del poder y la sexualidad - Foucault (2014, 2015, 2016 y 2017), Agamben (2005), además de otros. En la investigación se incluyeron los tipos, bibliográficos y de campo, el primero, a fin de solidificar el conocimiento necesario para soportar el análisis. Al comparar lo que está puesto en las teorías, y las lecturas literarias, se concluye que las diferencias entre la escritura de sí y del otro, las cuales están amalgamadas en las experiencias de los sujetos. Por lo tanto, puede ser afirmado que hay correspondencia entre el vivir y el no vivir la homoafetividad, ya que en el vivir se sugiere mayor proximidad entre lo real la narrativa literaria, mientras que el apenas oír sobre hace al narrador más lejano del hecho, sobre todo, porque, la literatura homoafectiva es una actitud de resistencia.
Palavras-chave: Homoafetividades
Homoafetivities
Literatura contemporânea
Contemporary literature
Escrita de si
Writing for you
Narrativas de resistência
Narratives of resistance
Área de Concentração: ESTUDOS LITERÁRIOS
Linha de Pesquisa: LITERATURA, MEMÓRIAS E IDENTIDADES
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Letras e Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Teses em Letras (Doutorado) - PPGL/ILC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_RepresentacaIdentidadesHomoafetivas.pdf4,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons