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Tipo: Tese
Data do documento: 26-Fev-2021
Autor(es): LOBATO, Ladyana dos Santos
Afiliação do(s) Autor(es): UFPA - Universidade Federal do Pará
Primeiro(a) Orientador(a): SARMENTO-PANTOJA, Tânia Maria Pereira
Título: O exílio no testemunho da segunda geração: elementos para um paradigma narrativo
Citar como: LOBATO, Ladyana dos Santos. O exílio no testemunho da segunda geração: elementos para um paradigma narrativo.Orientadora: Tânia Maria Pereira Sarmento-Pantoja. 2021. 236 f. Tese (Doutorado em Letras) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14101. Acesso em:.
Resumo: Analisamos, nesta pesquisa, o testemunho de filhos de perseguidos, desaparecidos e mortos políticos da Ditadura Militar de 1964, que se reporta à experiência da infância no exílio e à forma como essa experiência se encontra apresentada na produção literária e cinematográfica. Para isso, selecionamos dois corpora de pesquisa. O primeiro é constituído de narrativas testemunhais publicadas, em 2014, na obra Infância Roubada, dentre as quais selecionamos as narrativas intituladas: “O exílio do meu pai foi a nossa despedida”, de Suely Coqueiro; “Por que você é tão tristinha?”, de Marta Nehring; e “Adotados pela Revolução Cubana”, de Virgílio Gomes da Silva Filho. O segundo corpora é constituído pela novela intitulada Meninos sem Pátria, de Luiz Puntel, publicada em 1988, pela Série Vaga-Lume; o romance intitulado A Resistência, publicado em 2015, pelo escritor brasileiro Julián Fuks, filho de pais exilados da ditadura na Argentina; e o filme intitulado Diário de uma busca, lançado em 2010, por Flávia Castro, filha de perseguidos políticos da Ditadura no Brasil. A tese dialoga com conceitos do campo dos estudos migratórios (CAVALCANTI, 2017; OIM, 2009, SAYAD, 1998), dentre os quais destacamos o conceito de exílio (AGAMBEN, 1996; SAID, 2003; VIÑAR e VIÑAR, 1992; ROLLEMBERG, 1999, 2007). A tese dialoga, também, com os estudos sobre narrativas do exílio (ADORNO, 1999; CORTÁZAR, 2001; VIDAL, 2004; FIGUEIREDO, 2017), estado de exceção (AGAMBEN, 2004); testemunho (SELIGMANN-SILVA, 2003, 2005, 2013; VILELA, 2000; SALGUEIRO, 2012); literatura e testemunho (DE MARCO, 2004; LUQUE, 2003); memória (SARLO, 2007; BASILE, 2019; FANDIÑO, 2016); sobrevivência (PELBART, 2008, 2013) e utopia (SZACHI, 1972). O estudo possui como abordagem teórica central os estudos sobre exílio, testemunho e memória da segunda geração. Porém, verificamos que as narrativas testemunhais são atravessadas, tal como pelo conceito de utopia, pois há, nesses textos, um desejo pessoal dos filhos de compreensão de suas próprias identidades, que aponta para o paradigma de um presente ad infinitum da experiência traumatizada do evento histórico. Diante dessa realidade, surge uma alternativa, qual seja, o desejo da realização de um projeto coletivo que prima por outra forma de relação entre a população e o Estado. Seria essa a utopia por uma forma de vida não marcada pela violência de estado? A utopia da integridade do sujeito? Essa proposta utópica é, ao mesmo tempo, paradoxal, devido à sua impossibilidade, tendo em vista que, uma vez violada a integridade física, psicológica ou moral, jamais essa pode ser recuperada. Para responder a essa problemática, propomos um instrumento de análise comum para narrativas testemunhais que reportam experiências da infância no exílio. Neste processo, consideramos a presença de 4 (quatro) categorias de análise. São elas: 1) A Motivação (para a viagem); 2) A Viagem; 3) A Estada; 4) O Retorno. Na análise das narrativas dos corpora de pesquisa, a partir das quatro categorias propostas, verificamos que a experiência de exílio da segunda geração está atrelada a um conjunto de elementos que apontam para a forma como o estado ditatorial constituiu-se como agente promotor de violação de direitos fundamentais de crianças e que, por isso, a utopia é, na mesma medida, um projeto irrealizável. Assim, este estudo é de fundamental importância para apresentarmos a nossa contribuição teórica para os estudos do exílio, assim como propor um instrumento de análise que poderá ser utilizado por outros pesquisadores em corpora de pesquisas semelhantes.
Abstract: In this research, we analyze the testimony of the children of the persecuted, disappeared and political dead of the 1964 Military Dictatorship, which refers to the childhood experience in exile and the way this experience is presented in literary and cinematographic production. For this, we selected two research corpora. The first consists of testimonial narratives published in 2014 in the book Infância Roubada, among which we selected the narratives entitled: “O exílio do meu pai foi a nossa despedida”, by Suely Coqueiro; “Por que você é tão tristinha?” by Marta Nehring; and “Adotados pela Revolução Cubana”, by Virgílio Gomes da Silva Filho. The second corpora consist of the novel entitled Meninos sem Pátria, by Luiz Puntel, published in 1988, by the Vaga-Lume series; the novel titled A Resistencia, published in 2015, by Brazilian writer Julián Fuks, son of parents exiled from the dictatorship in Argentina; and the film entitled Diário de uma Busca, released in 2010, by Flávia Castro, daughter of persecuted politicians from the Dictatorship in Brazil. The thesis dialogues with concepts from the field of migration studies (CAVALCANTI, 2017; OIM, 2009, SAYAD, 1998), among which we highlight the concept of exile (AGAMBEN, 1996; SAID, 2003; VIÑAR and VIÑAR, 1992; ROLLEMBERG, 1999, 2007). The thesis also dialogues with studies on narratives of exile (ADORNO, 1999; CORTÁZAR, 2001; VIDAL, 2004; FIGUEIREDO, 2017), state of exception (AGAMBEN, 2004); testimony (SELIGMANN-SILVA, 2003, 2005, 2013; VILELA, 2000; SALGUEIRO, 2012); literature and testimony (DE MARCO, 2004; LUQUE, 2003); memory (SARLO, 2007; BASILE, 2019; FANDIÑO, 2016); survival (PELBART, 2008, 2013) and utopia (SZACHI, 1972). The study has as its central theoretical approach the studies on exile, testimony and memory of the second generation. However, we found that the testimonial narratives are crossed, as well as the concept of utopia, as there is, in these texts, a personal desire of the children to understand their own identities, which points to the paradigm of an ad infinitum present of the traumatized experience of the event historic. Faced with this reality, an alternative emerges, namely, the desire to carry out a collective project that strives for another form of relationship between the population and the State. Is this the utopia for a way of life not marked by state violence? The utopia of the subject's integrity? This utopian proposal is, at the same time, paradoxical, due to its impossibility, considering that, once physical, psychological or moral integrity is violated, it can never be recovered. To respond to this issue, we propose a common analytical tool for testimonial narratives that report childhood experiences in exile. In this process, we consider the presence of 4 (four) analysis categories. They are: 1) Motivation (for the trip); 2) The Trip; 3) The Stay; 4) The Return. In the analysis of the narratives of the research corpora, from the four proposed categories, we verified that the exile experience of the second generation is linked to a set of elements that point to the way in which the dictatorial state constituted itself as a promoter of violation of fundamental rights of children and that, therefore, utopia is, in the same measure, an unrealizable project. Thus, this study is of fundamental importance for us to present our theoretical contribution to exile studies, as well as to propose an analysis instrument that could be used by other researchers in similar research bodies.
Palavras-chave: Exílio
Exile
Testemunho
Testimony
Memória
Memory
Segunda geração
Second generation
Utopia
Área de Concentração: ESTUDOS LITERÁRIOS
Linha de Pesquisa: LITERATURA, MEMÓRIAS E IDENTIDADES
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Letras e Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Teses em Letras (Doutorado) - PPGL/ILC

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