Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1699
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFERREIRA, Diana Lemes-
dc.date.accessioned2011-03-23T21:19:18Z-
dc.date.available2011-03-23T21:19:18Z-
dc.date.issued2005-06-08-
dc.identifier.citationFERREIRA, Diana Lemes. Políticas de formação docente do Projeto Escola Cabana: dilemas e desafios da implementação do Programa de Formação Continuada. 2005. 196 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Educação, Belém, 2005. Programa de Pós-Graduação em Educação.-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1699-
dc.description.abstractThis hereby research is on Educational Public Policies of Docent Graduation and studies the continued graduation of docents who have been integrating Escola Cabana Political Pedagogical Project, in Belém, Pará, from 1997 through 2004. It aims to analyze political bids of docent continued graduation policies in the context of contemporary educative reforms and of the aforesaid Projects. More specifically, this research aims to: a)identifying/analyzing the concepts of continued graduation present to Belém Municipalitys educational policy on the period 1997-2004; b) Interpreting teachers role in the process of definition/implementation of Belém Municipalitys continued graduation policies; c) Identifying/characterizing contributions from the Continued Graduation Program for the consolidation of Escola Cabana Project; d) Indicating challenges/dilemmas motivated by the educational policy under study. Methodological route charac terizef a study of case which was developed in a school belonging po Municipal Chain. Aiming to achieve targets,one did analysis of SEMECS official documents contents, and of spontaneous interviews granted from eight docents of a municipal school and from three managers of the educational policy under research (collaborators), what allowed articulat the following cathegories of analyis: contradiction and participation. This research testifies docent continued graduation as the key-point for consolidating the Project under study, although it faces dilemmas and challenges in the sense of organizing formations in a more continuous way, approximating focus to schools realities, in the search of rescuing more consistently the teacher as historical subject of educative process.-
dc.languagept-
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectProjeto Escola Cabana-
dc.subjectFormação de professores-
dc.subjectEducação e Estado-
dc.subjectEducação-
dc.subjectBelém - PA-
dc.subjectPará - Estado-
dc.subjectAmazônia brasileira-
dc.subjectPolítica pública-
dc.titlePolíticas de formação docente do Projeto Escola Cabana: dilemas e desafios da implementação do Programa de Formação Continuada-
dc.title.alternativePolitics of teaching Formation of the Cabana School Project: quandaries and challenges of the implementation of the Continued Formation Program-
dc.typeDissertação-
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educação-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTE-
dc.contributor.advisor1MAUÉS, Olgaíses Cabral-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0118802077232494-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6395469382093258-
dc.description.resumoA presente pesquisa trata das Políticas Públicas Educacionais de Formação Docente. Seu objeto de estudo é a formação continuada dos docentes que vêm integrando o Projeto Político-Pedagógico Escola Cabana, em Belém, Pará, no período de 1997 a 2004 e objetiva analisar as propostas de políticas de formação docente continuada no contexto das reformas educativas contemporâneas e do Projeto acima citado. Especificamente busca-se: a) Identificar e analisar as concepções de formação continuada presentes na política educacional do município de Belém no período 1997 2004; b) Compreender o papel dos professores no processo de definição e implementação das políticas de formação continuada de Belém; c) Identificar e caracterizar as contribuições do Programa de Formação Continuada para a consolidação do Projeto Político-Pedagógico Escola Cabana, d) Apontar os dilemas e desafios impulsionados pela política educacional em estudo. O percurso metodológico caracteriza um estudo de caso o qual foi desenvolvido em uma escola da Rede Municipal de Educação Belém. Para atingir os objetivos propostos foi feito estudo teórico sobre a temática, análise de conteúdo dos documentos oficiais da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) e de onze entrevistas realizadas (sendo oito com docentes e três com gestores da Política Educacional em estudo) o que permitiu articular as seguintes categorias de análise: contradição e participação. A pesquisa evidencia que a formação continuada docente é ponto-chave para consolidação do projeto em estudo, mas enfrenta dilemas e desafios no sentido de organizar de forma mais contínua as formações, aproximando o foco para as realidades das escolas, buscando resgatar de forma mais consistente o professor como sujeito histórico do processo educativo.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Appears in Collections:Dissertações em Educação (Mestrado) - PPGED/ICED

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_PoliticasFormacaoDocente.pdf860,56 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons