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metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 14-Sep-2007
metadata.dc.creator: PADILHA, Raimundo Wanderley Corrêa
metadata.dc.contributor.advisor1: ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima
Title: A reestruturação produtiva e suas repercussões na qualificação e na formação profissional do trabalhador dos supermercados
Other Titles: La restructuration et des répercussions dans la production qualification et la formation professionnelle des travailleurs Supermarchés
Citation: PADILHA, Raimundo Wanderley Corrêa. A reestruturação produtiva e suas repercusões na qualificação e na formação profissional do trabalhador dos supermercados. 2007. 149 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Educação, Belém, 2007. Programa de Pós-Graduação em Educação.
metadata.dc.description.resumo: Analisamos neste trabalho as repercussões das transformações processadas no capitalismo contemporâneo, principalmente aquelas vinculadas ao progresso tecnológico, sobre a qualificação do trabalhador dos supermercados de Belém e sua formação profissional. Analisamos esse processo na esfera da circulação do capital tendo por objeto de estudo os supermercados em virtude tanto das questões econômicas locais quanto da insuficiência quantitativa que caracteriza a reflexão sobre a relação trabalho e educação fora da esfera da produção. Após caracterizar os supermercados como uma expressão material específica do movimento do capital comercial, tratamos de recuperar sua gênese e seu desenvolvimento no sentido de apreender a relação existente entre a atual dinâmica estabelecida no processo de valorização descrito pelo capital e as tendências de concentração e de internacionalização do setor supermercadista, assim como o processo de modernização viabilizado por meio da reestruturação produtiva experimentada por essas empresas. As repercussões dessas transformações sobre a organização do trabalho nos supermercados e a redefinição dos perfis profissográficos para a ocupação dos cargos e funções assumem importância considerável quanto tratamos da questão da qualificação dos trabalhadores. Recuperamos sinteticamente o longo e denso debate sobre o tema da qualificação dos trabalhadores indicando tanto as teses a ela relacionadas quanto as dimensões e variáveis que a tornam polissêmica, sinalizando os elementos contextuais em meio aos quais emergem as teses e modificam-se a importância relativa das dimensões e variáveis indicadas. Verificamos neste processo o problema da formação profissional dos trabalhadores dos supermercados indicando duas estratégias formativas utilizadas pelas empresas supermercadistas paraenses em sua efetivação. Analisamos tanto a estratégia baseada na Educação Básica Formal quanto à estratégia com base na Educação Profissional Básica ponderando o caráter enfático e não excludente de cada uma delas. Concluímos que na busca de maior produtividade o capital ainda que enfatizando circunstancialmente cada uma das estratégias pode lançar mão de ambas dependendo para isso de política adotada pelo setor de recursos humanos das empresas, sendo esta dirigida inexoravelmente pela necessidade de manter a competitividade da empresa.
metadata.dc.description.resume: Nous analysons dans cette dissertation les répercussions des transformations du capitalisme contemporain - principalement celles liées au progrès technologique sur la qualification des travailleurs des supermarchés de la ville de Belém et sur leur formation professionnelle. Nous analysons ce processus dans la sphère de la circulation du capital, en adoptant comme objet détude les supermarchés, en raison, aussi bien, de la situation économique locale que de la carence de travaux qui concernent la relation travail-éducation hors de la sphère de la production. Après une caractérisation des supermarchés en tant quexpression matérielle spécifique du mouvement du capital commercial, nous tentons den récupérer la genèse et le développement en vue de saisir la relation entre la dynamique actuelle du processus de valorisation décrit par le capital et les tendances à la concentration et à linternationalisation du secteur des supermarchés, ainsi que le processus de modernisation correspondant à la restructuration productive réalisée par les entreprises. Les répercussions de ces transformations sur lorganisation du travail dans les supermarchés et la redéfinition des profils profissographiques en vue de la distribution des postes et fonctions assument une importance considérable du point de vue de la qualification des travailleurs. Nous récupérons synthétiquement le long et dense débat sur le thème de la qualification des travailleurs en mentionnant aussi bien les thèses qui la concernent que les dimensions et les variables que la rendent polysémiques et en signalant les contextes doù émergent ces thèses et où se modifie limportance relative des dimensions et des variables indiquées. Nous vérifions le problème de la formation professionnelle des travailleurs des supermarchés au sein de ces transformations, en mettant en relief les deux stratégies de formation mises en oeuvre par le secteur des supermarchés de lÉtat du Pará. Nous analysons aussi bien la stratégie au niveau de léducation formelle fondamentale quau niveau de léducation professionnelle de base en pondérant le caractère emphatique mais non exclusif de chacune delles. En conclusion, nous estimons que, dans sa quête de productivité, le capital, tout en privilégiant occasionnellement lune ou lautre de ces stratégies, peut faire appel aux deux simultanément en dépendance de la politique adoptée par le service des ressources humaines de lentreprise, inexorablement dirigée par limpératif de la compétitivité.
Keywords: Supermercado
Qualificações profissionais
Ensino profissionalizante
Educação e Estado
Trabalhadores
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências da Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
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