Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2134
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 12-Sep-2008
metadata.dc.creator: SANTOS, Rosineide de Belém Lourinho dos
metadata.dc.contributor.advisor1: ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima
Title: Esboço de Leonardos: a experiência da forma integrada de ensino profissional do CEFET - PA
Citation: SANTOS, Rosineide de Belém Lourinho dos. Esboço de Leonardos: a experiência da forma integrada de ensino profissional do CEFET - PA. 2008. 156 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2008. Programa de Pós-graduação em Educação.
metadata.dc.description.resumo: Ao investigar a interação curricular entre ensinos médio e técnico na forma integrada do curso de Mecânica do Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará (CEFET-PA) tem como pressuposto que adotar a forma integrada legislada pelo Decreto n°. 5.15412004 apresenta potencialidade, mas não garantia do desenvolvimento do Ensino Integrado (EI). Por meio do aprofundamento das origens e significados dos termos integração, articulação e integralidade demonstra as diferenças entre essas palavras geralmente usadas como sinônimas para definir a relação entre ensino médio e técnico e que, na verdade, defendem projetos diferentes de formação. Desenvolve concepções de educação integrada e/ou integral ao identificá-Ia em vários períodos da educação brasileira como bandeira de formações distintas e com elementos curriculares díspares para enfatizar a necessidade de clareza na educação adjetivada de integrada. Opta pelo termo integrado (a) para qualificar ensino e formação que buscam superar dicotomia trabalho manual/trabalho intelectual pelo princípio do trabalho, ciência e cultura fundamentados pela filosofia da práxis. Trata brevemente da dualidade histórica das políticas públicas para a educação detendo-se na construção da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) n° 9.394/1996 e suas regulamentações para a educação profissional em especial nas condições de legitimação da forma integrada. Identifica na legislação, em textos orientadores e no Documento Base da Educação Profissional de nível médio integrada ao Ensino Médio as orientações curriculares para a forma integrada na perspectiva do Ensino Integrado. Dessas orientações destaca: o princípio educativo do trabalho, a ciência e a cultura, desdobrados em trabalho de pesquisa, tecnologia e arte, a participação dos atores da educação na elaboração do currículo e a coerência com o projeto político pedagógico da escola. Estes destaques subsidiam a pesquisa em documentos e entrevistas com gestores, pedagogos e professores do Ensino Médio e técnico de Mecânica na forma integrada do CEFET -PA. O curso de Mecânica, cuja implantação ocorreu sob a Lei n°. 5.692/1971, posteriormente reformulado na Reforma da Educação Profissional de 1997, elaborou o projeto piloto da forma integrada do Centro, portanto, apresentava as melhores condições para a pesquisa. A pesquisa evidencia na recepção e oferta de turma elementos de construção curricular da forma integrada, em especial o plano de curso piloto de Mecânica integrada ao ensino médio, que esse curso estruturou-se pela visão da forma integrada como retomo do ensino profissionalizante da Lei n°. 5.692/1971. Essa impressão tendenciou o curso integrado de Mecânica ao pragmatismo e distanciou educação profissional (EP) e ensino médio (EM) ao dar mais importância às disciplinas técnicas e buscar utilizar certas disciplinas do ensino médio como instrumentalizadoras para formação técnica enquanto outras, tidas como distantes dessa, foram isoladas. Tal situação adveio do pouco referencial legal e teórico do campo, desconhecimento entre áreas, devido a pouca participação da comunidade, e planejamento dos professores isolado e formalista, todos frutos e sementes das dificuldades de planejamento pedagógico e administrativo em uma instituição fragmentada. Portanto, o curso integrado de Mecânica/2005, baseado em um projeto dual e pragmatista, forma trabalhadores sem o desenvolvimento e envolvimento do Ensino Integrado.
Abstract: When investigating the curricular interaction between secondary and technician educations of the integrated form of the course of Mechanics of CEFET-PA has as estimated that to adopt the integrated form legislated by the Decree 5.154/2004 presents potentiality, but not guarantee, of the development of Integrated Education. It develops the concept of integrated and/or integral education when identifying it in some periods of the Brazilian education as flag of distinct formations and with curricular elements presenting disparity. It opts to the integrated term to characterize education and formation that search to surpass the dichotomy manual/intellectual work by the principle of work, science and culture based by the praxis. It briefly deals with the duality of the history of the education agenda, the distinction and approach between integrated form and Integrated Education, by means of the deepening of the origins and meanings of the terms integration, articulation and completeness, to demonstrate the differences between these used words as synonymous, to define the relation between secondary and technician education, that truly, defend different projects of formation. It emphasizes the necessity of intelligibility in the education labeled as professional integrated, lingering in the construction of the Law of Direction Lines and Bases of Education and its regulations for the professional education, especially in the conditions of legitimating the integrated form. It identifies in the legislation, in the orienting texts and in the Base Document of Secondary Professional Education integrated to the Secondary Education, the curricular orientations for the integrated form, in the perspective of Integrated Education. It detaches from these orientations: the educative principle of work, science and the culture, unfolded in work of research, technology and art, the participation of education actors in the elaboration of directions and the coherence with the project of pedagogical agenda in the school. These prominences subsidize the research in documents and interviews with managers, pedagogues and teachers of secondary and technician education in Mechanics in integrated form in the school. The course of Mechanics, whose implantation occurred under the Law 5.692/1971, later reformulated in the Reformation of the Professional Education in 1997, elaborated its initial project of the integrated form, therefore, it presented the best conditions for the research. The research evidences in the reception, decisions of offers, matrix and program of classes, pedagogical planning, the subsidies elaborated in the course and integrated plan of Mechanics, that this course was structuralized by the vision of the integrated form, as return of the professionalizing education of the Law 5.692/1971. This impression had penchant the integrated course of Mechanics to the pragmatism and separated professional education and secondary education, when giving more importance to technician classes and to use some classes of secondary education as prerequisite for technician formation, while others classes had been isolated. Such situation happened due to little legal and theoretical references in this field, unfamiliarity between areas, little participation of the community, and isolated and formalist planning of teachers, all deriving from difficulties of pedagogical and administrative planning in a fragmented institution. Therefore, the integrated course of Mechanics, based on a dual and pragmatist project form workers without the development and involvement of Integrated Education.
Keywords: Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
Educação e Estado
Ensino profissionalizante
Ensino integrado
Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências da Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Dissertações em Educação (Mestrado) - PPGED/ICED

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_EsbocoLeonardosCEFETPA.pdf868,06 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons