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metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 4-Jun-2005
metadata.dc.creator: NASCIMENTO, Rosana Carmen Pinto do
metadata.dc.contributor.advisor1: FERREIRA, Marília de Nazaré de Oliveira
Title: A contribuição da linguística textual e da teoria da relevância para o processo de inferenciação em textos publicitários
Citation: NASCIMENTO, Rosana Carmen Pinto do. A contribuição da linguística textual e da teoria da relevância para o processo de inferenciação em textos publicitários. 2005. 157 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Letras e Artes, Belém, 2005. Curso de Mestrado em Letras.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho apresenta uma análise descritiva desenvolvida com base em um corpus de 50 textos, do gênero publicitário, cujo objetivo é verificar como se processa a estratégia cognitiva, fundamental ao processamento textual e à construção de sentido, denominada de inferência. Partindo do pressuposto de que a atividade humana comunicativa perpassa por três peças-chave, integrativas e indissociáveis, que são o emissor, o texto e o receptor. Procurou-se estabelecer o papel da cada um desses elementos no processamento de inferências, tendo por base teórica dois ramos da Lingüística: 1) A Linguística Textual, que esmiuça o seu principal elemento-chave, o texto, enfatizando que atividades e processamentos cognitivos, mais especificamente a inferenciação, são utilizados; 2) A Pragmática, que vem subsidiando a Lingüística Textual, com a Teoria da Relevância de Sperber e Wilson (1986), na qual se buscam considerações pertinentes sobre o modo como a informação é representada na mente e como a mesma é processada inferencialmente.
Abstract: This work presents a descriptive analysis based in a corpus constituted by 50 publicity texts, which main objective is to verify how cognitives strategies are processed, since they are crucial to the textual understanding and also to the meaning elaboration, here in narrow sense named inference. As communicative human activities come from ways which are intregatives and unseparated: the emissor, the text and receptor, this work tries to establish the role of each one of those elements plays to inference, based in the theoretical frames of two Linguistics branches: 1) Textual Linguistics which takes the text in detail to enfatize what cognitive activities are used, as inference; 2)Pragmatics, which comes along to Textual Linguistics, with special attention to the Relevance: Communication and cognition of Sperber and Wilson (1986), searching for relevant considerations about the way the information is represented in the mind as well how it is inferencially processed.
Keywords: Linguística
Análise do discurso
Texto publicitário
Gênero publicitário
Teoria da relevância
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
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