Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2718
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 23-Mar-2010
metadata.dc.creator: MATOS, Maria da Conceição Gemaque de
metadata.dc.description.affiliation: UFPA - Universidade Federal do Pará
metadata.dc.contributor.advisor1: CORRÊA, Paulo Sérgio de Almeida
Title: A docência no curso de licenciatura em física da UFPA: história e gênero
Citation: MATOS, Maria da Conceição Gemaque de. A docência no curso de licenciatura em física da UFPA: história e gênero. 2010. 167 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2010. Programa de Pós-Graduação em Educação.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo objetivou analisar a inserção do gênero feminino na docência da Licenciatura em Física da UFPA, no período de 1970 a 2005, visando identificar as dificuldades e barreiras vivenciadas pelas docentes no contexto acadêmico, influenciado por modelos sociais e culturais propiciados pelo gênero que pertencem. No período proposto, a educação brasileira passou por reformas educacionais com perspectivas e perfis diferenciados, levando a uma emergente necessidade de expansão do corpo docente em vários segmentos da educação superior. A problemática de investigação foi moldada em três questionamentos, a saber: 1) Como os autores dedicados aos estudos de gênero abordam em suas produções historiográficas a trajetória de ascensão social do gênero feminino e sua luta por educação superior? 2) De que modo as propostas de formação docente inspiradas na legislação educacional brasileira influenciaram na inserção do gênero feminino na docência da Licenciatura em Física da UFP A, entre 1970 a 2005? 3) Quais as principais barreiras interpostas ao trabalho docente feminino ao longo da formação e atuação na Licenciatura em Física nessa instituição educativa? A pesquisa se configurou na perspectiva historiográfica de longa duração procurando entender os entrelaces de gênero e formação instituídos nas teias da educação superior na UFP A. Trabalhando com fontes bibliográficas e documentais aditadas a análise dos discursos docentes através da entrevista semi-estruturada, evidenciou as configurações culturais e sociais vividas pela mulher brasileira para chegar à educação superior e ao espaço científico, conquistados com muita luta e determinação, visto que a aquisição de conhecimento para elas não era considerada necessária, instituindo rótulos dualizados na profissão docente, passando o construir alguns aspectos discriminatórios ao gênero feminino em seu exercício profissional. As reformas educativas não eluciâaram a categoria gênero. A Licenciatura aqui estudada permanece com a hegemônica presença docente do gênero masculino.
Abstract: This study aimed to analyze the inclusion of females in the teaching of the Degree in Physics from UFPA, in the period 1970-2005, aiming to identify the difficulties and barriers experienced by teachers in the academic context, influenced by social models and cultural riches offered by the genre they belong to. The proposed period, the Brazilian education has undergone educational reform perspectives and different profiles, leading to an emerging need to expand the faculty in various segments of higher education. The research problem was framed in three questions, namely: 1) As the authors devoted to addressing gender studies in their productions historiographical trajectory of upward mobility of females and their fight for higher education? 2) how the proposals for teacher training inspired by the Brazilian educational legislation influenced the inclusion of females in the teaching of the Degree in Physics from UFPA, between 1970 to 2005? 3) What are the main barriers to teaching women brought along the training and work with a degree in physics in this educational institution? The research was set up in long-term perspective of the historiography seeking to understand the intertwined gender and training established in the webs of higher education in UFPA. Working with bibliographic and documentary sources are added to a discourse analysis of teachers through semi-structured interview, highlighted the cultural and social settings experienced by Brazilian women to reach higher education and space science, won through much struggle and determination, since the acquisition knowledge to them was not considered necessary, instituting labels dualized in the teaching profession, passing the building aspect of discrimination in females at their practice. Educational reforms did not elucidate the gender category. The degree studied here remains with the hegemonic presence of male teachers.
Keywords: Curso de Licenciatura em Física
Amazônia brasileira
Formação de professores
Ensino superior
Identidade de Gênero na Educação
Universidade Federal do Pará
Belém - PA
Pará - Estado
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências da Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Dissertações em Educação (Mestrado) - PPGED/ICED

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_DocenciaCursoLicenciatura.pdf2,99 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons