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metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 13-Feb-2012
metadata.dc.creator: SALDANHA, Gilda Maria Maia Martins
metadata.dc.description.affiliation: SEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educação
metadata.dc.contributor.advisor1: SIMÕES, Regina Maria Rovigati
Title: A educação escolar hospitalar: práticas pedagógicas docentes com crianças em tratamento oncológico no Hospital Ophir Loyola em Belém-PA
Citation: SALDANHA, Gilda Maria Maia Martins. A educação escolar hospitalar: práticas pedagógicas docentes com crianças em tratamento oncológico no Hospital Ophir Loyola em Belém-PA. 2012. 150 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2012. Programa de Pós-Graduação em Educação.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho teve como objetivo investigar as práticas pedagógicas docentes com crianças em tratamento oncológico no Hospital Ophir Loyola (HOL) em Belém, Pará. Optouse como estratégia de pesquisa pelo estudo de caso descritivo tendo como sujeitos seis professores que trabalham com crianças que fazem tratamento de saúde no referido hospital, os quais foram ouvidos por meio de entrevistas estruturadas. O estudo, em seu referencial teórico, buscou analisar a criança em tratamento oncológico e a educação escolar hospitalar em seus aspectos históricos, legais, didáticos e curriculares. Os dados coletados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo, chegando-se às seguintes categorias temáticas: dinâmica de trabalho dos professores do HOL; práticas docentes com crianças em tratamento oncológico no HOL; dificuldades e facilidades nas práticas docentes no HOL e formação inicial e continuada dos professores do HOL. Após análise dessas categorias concluiu-se que a educação escolar do HOL desenvolve um saber sistematizado, devidamente planejado e adaptado às necessidades das crianças em tratamento oncológico. Os atendimentos pedagógicos são realizados em vários espaços, de acordo com as possibilidades e necessidades dos alunos. Quanto às dificuldades dos professores na execução de suas atividades, os docentes apontaram: o tempo de permanência da criança no hospital, a situação física e emocional do aluno, a falta de materiais didáticos, as dificuldades de memorização e atenção das crianças decorrentes das medicações, as interrupções das aulas para procedimentos clínicos diversos e a falta de tempo para planejamento das atividades, que interferem no processo ensino aprendizagem. Comprovou-se também a necessidade de maiores estudos sobre o cuidado da saúde emocional dos professores. No que diz respeito à formação inicial verificou-se que estes não tiveram nenhuma formação específica para trabalhar em ambiente não convencional de educação, mas que buscam formação contínua para dar conta das demandas que se apresentam nesse espaço. Os resultados da pesquisa poderão servir de referencial para a formação de professores e em estudos na área de educação e saúde, assim como concorrer para a ampliação de políticas públicas que beneficiem a educação escolar em ambiente hospitalar.
Abstract: This study aims to investigate the pedagogical practices with children under cancer treatment at Ophir Loyola Hospital (OLH) Belém, Pará. The research strategy was chosen to be the descriptive case study that was conducted by structured interviews with six teachers who work with children in treatment at the mentioned hospital. The study, in its theoretical reference sought to analyze the child under oncological treatment and the school education at hospitals: its historical, legitimacy, didactic and curricular aspects. The collected data was analyzed by these topics: dynamics of work in the hospital school of the OLH; teaching practices with child in oncological Treatment in OLH; teaching practices and its tribulations in OLH and initial and continued training of the hospital school teacher of the OLH. After examining these categories it was concluded the school educations of OLH developed a systematic knowledge, duly planned and adapted to the children necessities in oncological treatment. The pedagogical actions are taking places at multiple spaces depending on the possibilities and necessities of students. About the teachers difficulties in their activities and at the whole learning process, they pointed: the time the children remains at hospital; their emotional and physical condition, the difficulty of memorization and attention of children under influence of drugs, the stoppages in the teaching for several clinical procedures, the lack of teaching tools and the lack of time for the teachers to plan their activities. It also proved, at this work, the needing for further studies on the care of the emotional health of teachers. Furthermore, it was noted that in the academic education of the teachers none had any specific training for work in unconventional environment for education although they continues to improve their education in order to supply the hospital demand in this area. Additionally, this very work may serve as a benchmark for teacher training and studies in the area of education and health as well as a solid base of public policies that will bring benefits for the school education at hospital environment.
Keywords: Amazônia brasileira
Pedagogia hospitalar
Câncer
Hospital Ophir Loyola
Prática de ensino
Crianças
Belém - PA
Pará - Estado
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências da Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
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