Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2830
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 31-May-2011
metadata.dc.creator: REIS, Fabíola do Socorro Figueiredo dos
metadata.dc.contributor.advisor1: CHAVES, Lília Silvestre
Title: Fanfictions na Internet - um clique na construção do leitor-autor
metadata.dc.description.sponsorship: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
DAAD - Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico / Deutscher Akademischer Austauschdiens
Citation: REIS, Fabíola do Socorro Figueiredo dos. Fanfictions na Internet - um clique na construção do leitor-autor. 2011. 158 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2011. Programa de Pós-Graduação em Letras.
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação trata do fenômeno da autoria na internet, tendo como foco de estudo do leitor-autor, mais especificamente, de um autor que foi uma vez leitor de uma história original e que assume a função de continuar a história (do ponto em que a deixou seu primeiro criador) ou de modificá-la de forma a agradar a si mesmo e/ou a outros leitores eventuais. Conforme uma vez afirmou Roland Barthes (2004), o escritor sempre será um imitador de escritos anteriores à sua época, mas nunca original. A partir de análises de trechos das histórias, suas notas de autoria e interação com outros leitores através dos comentários, essas criações de fãs-autores (como são chamados nessa pesquisa os autores que se dedicam à escrita desse tipo de história), estuda-se a modificação do conceito de autoria na atualidade, pois muitas vezes o autor perde seu posto ao manter contato com alguma forma de tecnologia da informação – e agora lida com gêneros chamados híbridos: textos que não são puros, que não possuem uma característica apenas para poderem ser definidos pelos manuais comuns. Desta forma é difícil definir o que é, afinal, o autor na era dos gêneros digitais. Num momento em que a cada dia as pessoas do mundo inteiro aumentam seu número de horas navegando, os gêneros digitais representam uma nova relação entre ser humano e instrumento semiótico, com diversos aspectos a serem observados.
Abstract: This study focuses on the presence of the reader-writer of stories created and published on the Internet, more specifically, an author who was once a reader of an original story, and decides to continue it (from the moment which its first original writer finished) or modify it in order to please yourself and/or any other readers, because, as Roland Barthes once said (2004), the writer will always be an imitator of his writings prior to that time, but never original. In the stories created by fans-authors (as the authors committed in the writing of this kind of story are called), we study the modification of the concept of authorship nowadays, because the author loses has a new personality as he/she uses some form of information technology - and now handles with something called hybrid genres: texts that are not just pure, but haven‟t a feature to be defined only by common concepts either. Thus it is difficult to define what is, after all, the author in the era of digital genres. At a time when every day people worldwide increase their number of hours browsing, digital genres represent a new relationship between humans and semiotic instrument, with several aspects to be observed.
Keywords: Fanfiction
Autoria na internet
Tecnologia da informação
Literatura e internet
Leitura
Inovações tecnológicas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Dissertações em Letras (Mestrado) - PPGL/ILC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_FanfictionInternetClique.pdf3,39 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons