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metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 30-Nov-2011
metadata.dc.creator: VILHENA, Maria das Graças dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: NASCIMENTO, Durbens Martins
Title: Organização institucional da UFPA no contexto da Reforma do Estado: uma análise dos modelos de gestão e processos na Implantação do Sistema Integrado de Ensino – SIE/2005 a 2009
Citation: VILHENA, Maria Das Graças dos Santos. Organização institucional da UFPA no contexto da Reforma do Estado: uma análise dos modelos de gestão e processos na Implantação do Sistema Integrado de Ensino – SIE/2005 a 2009. Orientador: Durbens Martins Nascimento. 2011. 128 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Belém, 2011. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2937. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A Reforma Gerencial do Estado levou as Universidades Federais de Ensino Superior a buscar tecnologia para modernizar a Gestão acadêmica aumentando a qualidade no atendimento. O Sistema Integrado de Ensino (SIE) foi implantado em 2006. Lança-se os seguintes problemas: Quais gargalos encontrados na implantação do SIE foram responsáveis pelas não implementações do estabelecido? Em que medida o modelo do SIE para gerenciamento administrativo dos assuntos acadêmicos contribuiu para a eficiência da gestão na UFPA, assim fornececendo suporte para o avanço do ensino e da pesquisa? O processo de implantação foi suficiente para dizer que estava dentro das exigências da GesPública? Para atender o objetivo Geral de analisar se os modelos de gestão praticados pelos gestores na implantação do SIE estão de acordo com o instrumento de aplicação do Plano Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GesPública (PBQP), o Plano Diretor Institucional e os Planos Anuais de Gestão da UFPA utilizou-se de entrevistas, questionários e de análise documental. As categorias liderança, estratégia e Plano, cidadãos e sociedade, processos e pessoas; resultados; informações e conhecimentos são da GesPública. As hipóteses validadas parcialmente dizem que a instituição avançou na utilização das Teorias Organizacionais nos aparatos administrativos e tecnológicos estando em consonância com o contexto da Reforma do Estado. As práticas de qualidade são adequadas, em início de implantação, com pontos que precisam ser melhorados. Deixam enormes espaços na modernização da gestão acadêmica. Os líderes deveriam ter inseridos os usuários no processo e trabalhado suas experiências e necessidades buscando resultados conforme prevê a Teoria Neo-Institucional e a Teoria da Qualidade que envolve as pessoas nas tomadas de decisões, pois são elas que lidam diretamente com os equipamentos e com os clientes.
Abstract: The ManagerialReformation of State conducted the Federal Universities of Higher Education (IFES) to search technology to modernize the academic Management, increasing the quality in the treatment. The Integrated System of Education (SIE) was implanted in 2006. It presents the following problems:what bottlenecks, found in the SIE implantation, were responsible for the not implementation of the set? What extent did the SIE model to administrative management of academics issues contribute to the efficiency in the UFPA management, then providing support forthe advancement ofteaching and research? The process of implantation was enough according with therequirements of GesPública?To achieve the general purpose of analyzing if the models of management practiced by managers in the SIE implantation are according with the application instrument of National Plan of Public Managementand “Desburocratização” – GesPública (PBQP), the Institutional Master Plan (PDI) and the Annual Plans of Management of the UFPA used theinterviews, questionnaires, and document analysis. The categories: leadership, strategy and Plan, citizens and society, process and people, results, informations and knowledges are of the GesPública. The hypothesis validated partly saythat the institution advanced in using Organizational Theories in the administrative and technologic apparatus, according with the context of the State Reform. The quality practices are adequate, in beginning of implantation, with points that needing to be improved. Big spaces in the modernization of academic management are left. The leaders should haveinserted the users in the process, and working theirs experiences and needs, searching for results according the Neo-Institutional Theory and the Quality Theory, that involve the people in the decisions, because they handle directly with the equipments and with the clients.
Keywords: Amazônia brasileira
Gestão
Estado (Nação)
Universidade Federal do Pará
Tecnologia
Ensino
Pará
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Núcleo de Altos Estudos Amazônicos
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
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