Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/2970
Tipo: Dissertação
Fecha de publicación : 1-jul-2010
Autor(es): QUEIROZ, Nelma do Socorro Santana
Primer Orientador: CUNHA, José Carlos Chaves da
Título : As práticas de ensino-aprendizagem de leitura no ensino fundamental II: do texto ao hipertexto
Citación : QUEIROZ, Nelma do Socorro Santana. As práticas de ensino-aprendizagem de leitura no ensino fundamental II: do texto ao hipertexto. 2010. 132 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2010. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Resumen: O presente trabalho versa sobre as práticas de ensino-aprendizagem da leitura em língua materna, tendo o computador como uma das principais ferramentas didáticas. Trata-se de uma pesquisa-ação fundamentada em pressupostos sociointeracionistas de língua, linguagem e leitura. Portanto, faz-se referência à perspectiva dialógica, aos gêneros discursivos - concepções teóricas e como objeto de ensino - à sequência didática, ao blog como suporte virtual e gênero relato de experiência em blog, assim como ao ensino da compreensão escrita em língua materna e ai computador como ferramenta didática. Esse aparato teórico é utilizado para analisar parte de uma sequência didática que priorizou o trabalho com a competência de leitura e escrita (sendo a primeira o foco de nossos estudos) desenvolvida com uma turma do ensino fundamental II do Município de Benevides/PA. E tenta verificar em que medida essas práticas, ao se utilizar da ferramenta didático-tecnológica computador, contribuem para o aprimoramento da compreensão escrita dos aprendentes.
Resumen : This paper describes the practices of teaching and learning of reading in their mother tongue, having the computer as a primary teaching tools. This is an action research based on assumptions sociointeractionists language, language and reading. So it makes reference to the dialogical perspective, the genres - theoretical concepts and as a teaching object - the didactic sequence, the blog as a virtual support and genre experience report on the blog, as well as the teaching of reading comprehension in their mother tongue and the computer as a teaching tool. This theoretical apparatus is used to analyze part of a didactic sequence that prioritized working with the power of reading and writing (the first being the focus of this study) developed with a class II primary school in the Municipality of Benevides, Para. Also, try to ascertain to what extent these practices, when using the tool didactic computer technology, contribute to the improvement of reading comprehension of learners.
Palabras clave : Prática de ensino
Aprendizagem
Leitura
Língua materna
Ensino fundamental
Benevides - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Letras e Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Dissertações em Letras (Mestrado) - PPGL/ILC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_PraticasEnsinoAprendizagem.pdf62,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons