Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2990
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 2008
metadata.dc.creator: ALMEIDA, Cristiane Silva de
metadata.dc.contributor.advisor1: ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima
Title: A gestão da educação profissional no Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará - CEFET/PA
Citation: ALMEIDA, Cristiane Silva de. A gestão da educação profissional no Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará - CEFET/PA. 2008. 161 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação. Belém, 2008. Programa de Pós-Graduação em Educação.
metadata.dc.description.resumo: Nesta pesquisa, tivemos como objeto de estudo as práticas de gestão do CEFET/PA, com o intuito de verificar se, nesta instituição de ensino, há o favorecimento da democratização da gestão na Educação Profissional. Para isso, elaboramos os objetivos da pesquisa a fim de identificar a lógica de organização da gestão da Educação Profissional no CEFET/PA; verificar como a autonomia escolar está sendo desenvolvida pela gestão do CEFET/PA; descrever como ocorre a participação dos sujeitos representantes no Conselho Diretor do CEFET/PA e analisar como as ações escolares são planejadas na instituição. Por isso, utilizamos de procedimentos metodológicos coerentes com os nossos objetivos de estudo, priorizando, nesse caso, a análise qualitativa dos dados. O instrumento de coleta de dados, desta pesquisa, foi a observação não-participante e a entrevista semi-estruturada, realizada com seis gestores do CEFET/PA. A partir da análise dos dados obtidos, chegamos as seguintes conclusões: a) a dinâmica de organização interna do CEFET/PA apresenta características que evidenciam práticas centralizadoras, fragmentadas e pouco articuladas à realidade educacional; b) a autonomia escolar tem favorecido o desenvolvimento de parcerias com instituições privadas, comprometendo a qualidade do ensino ofertado na instituição, no momento da realização de convênios e parcerias com o setor privado; c) a participação dos sujeitos escolares apresenta limitações nos processos de tomada de decisão do Conselho Diretor, evidenciando, sobretudo em relação aos representantes externos; d) o planejamento escolar está sendo desenvolvido a partir de ações desarticuladas que evidenciam a falta de compreensão acerca do papel da instituição.
Abstract: The research was to study the object of the management of the Vocational Education CEFET / PA, with a view to whether the practices of the managers CEFET and PA have favoured the democratization of the management of Vocational Education in this institution of education. By that logic we elaborated the objectives of the search to identify the logic of the organization management of the Vocational Education at CEFET / PA, to identify how the school autonomy has been developed by the CEFET / PA’s managing, and check whether the participation of representatives on the subject Directing Council of CEFET / PA and identify how schools are planned actions in the institution. For that seek to use us as the methodological procedures more consistent with our goals of study, focusing, in this case, a qualitative analysis of the data. The survey instrument was to collect data from the nonparticipant observation and semi-structured interview, which was conducted with six managers of the CEFET / PA. The analysis of data obtained in the search pointed to the following conclusions: a) the dynamics of internal organisation of CEFET / PA presents characteristics that show Centralising practices, fragmented and poorly articulated to the reality educational b) the school autonomy has favored the development of actions those are compromising the quality of education offered at the institution where the implementation of agreements and partnerships with the private sector, c) the participation of the subject is limited in school decision-making processes of the Directing Council showing, particularly in relation to external representatives d) the planning school has been developed from Disorganized actions that show a lack of understanding about its role in the institution.
Keywords: Ensino profissionalizante
Gestão
Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará
Educação e Estado
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE UNIDADES EDUCATIVAS
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências da Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Dissertações em Educação (Mestrado) - PPGED/ICED

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_GestaoEducacaoProfissional.pdf630,09 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons