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Type: Dissertação
Issue Date: 15-Sep-2011
Authors: DINIZ, André Monteiro
First Advisor: SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e
Title: A flutuação da motivação do aluno no processo de aprendizagem de línguas estrangeiras
Citation: DINIZ, André Monteiro. A flutuação da motivação do aluno no processo de aprendizagem de línguas estrangeiras. 2011. 99 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2011. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Resumo: Introdução: A motivação tem sido cada vez mais objeto de estudo no campo da Linguística Aplicada e seu papel no processo de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras tem adquirido significativa importância na literatura especializada. Dentre as diversas construções teóricas envolvendo interpretações do processo motivacional e as variáveis que nele atuam, pode-se apontar o Modelo Processual de Motivação de Dörnyei, que apresenta a sequência acional do aprendente e os diferentes aspectos motivacionais presentes em cada uma das fases por que passa: a pré-acional, a acional e a pós-acional. Objetivos: Identificar, com base no Modelo Processual de Motivação de Dörnyei, as influências motivacionais atuantes na fase acional do processo de aprendizagem dos sujeitos de pesquisa, verificar a natureza e as circunstâncias determinantes das flutuações observadas nos alunos e levantar quais estratégias motivacionais para manter ou recuperar o entusiasmo para permanecer no curso. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa longitudinal predominantemente qualitativa, cujos dados foram coletados por meio de análise de uma narrativa, três questionários e uma entrevista de oito alunos do curso de Licenciatura em Língua Inglesa da Universidade Federal do Pará, de março de 2010 a junho de 2011. Resultados: Foram observados fatores motivadores e desmotivadores que influenciam o comportamento dos alunos durante a fase acional do processo de aprendizagem, bem como diferentes flutuações em sua resultante motivacional, de acordo com suas características pessoais e o conhecimento e adoção de estratégias de gerenciamento da motivação e automotivação. Conclusão: O Modelo de Motivação de Dörnyei (2011) provou ser bastante útil para amparar a análise dos dados colhidos nesta pesquisa. A motivação é vista como um fenômeno dinâmico, que pode oscilar positiva ou negativamente, dependendo das crenças e percepções de cada aluno e da capacidade de gerenciá-la. Essa característica dinâmica e variável com o tempo pode nortear os agentes da aprendizagem na escolha de estratégias que a fomentem e que impeçam a baixa da maré motivacional do aluno no desenrolar do processo da aprendizagem, levando-os a considerar as influências motivacionais variáveis não só em relação a cada aprendente, mas também em relação à fase do processo de aprendizagem em que cada indivíduo se encontra.
Abstract: Introduction: The study of motivation and its role in the process of teaching and learning foreign languages has achieved an increasing relevance in the field of Applied Linguistics and in the specialized literature. Dörnyei‟s Process Model of L2 Motivation is one of the several theories based on interpretations of the motivational process and the variables that influence it. It divides the learning process into two dimensions: an actional sequence, composed of the preactional, actional and postactional phases, and the motivational influences that underlie and fuel the learner‟s behavioral process. Objectives: This study aims to identify the motivational influences on the actional phase of the individuals investigated, based on Dörnyei‟s Process Model of L2 Motivation; to examine the nature and the circumstances that determine the fluctuations observed in the subjects; and to point out the motivational strategies to maintain or regain enthusiasm to keep learning. Methodology: This research is longitudinal and predominantly qualitative. Eight undergraduate students from the English Bachelor‟s Degree of the Universidade Federal do Pará were investigated and data were collected from a narrative, three questionnaires and an interview, from March 2010 to June 2011. Results: Motivating and demotivating factors that influence the behavior of students and different fluctuation patterns during the actional phase of their learning process were observed. They all vary according to their personal characteristics, knowledge and use of management strategies on motivation and self-motivation. Conclusion: Dörnyei's Process Model of L2 Motivation (2011) proved to be very useful to support the data analysis in this research. Motivation is seen as a dynamic phenomenon, which may vary positively or negatively, depending on the beliefs and perceptions of each student and their ability to manage it. This variable feature can lead teachers to consider the influences that vary according to the learner him/herself, but also to the moment of the learning process he/she is at, as well as help them select strategies that promote motivation and prevent its ebb tide during the learning process.
Keywords: Língua (Linguística)
Processo de aprendizagem
Ensino superior
Modelo Processual de Motivação de Dörnyei
Universidade Federal do Pará
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
Institution Acronym: UFPA
Department: Instituto de Letras e Comunicação
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Dissertações em Letras (Mestrado) - PPGL/ILC

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