Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/3124
Tipo: Artigo de Periódico
Fecha de publicación : dic-1999
Autor(es): MCGRATH, David Gibbs
Título : Parceiros no crime: o regatão e a resistência cabocla na Amazônia tradicional
Citación : MCGRATH, David Gibbs. Parceiros no crime: o regatão e a resistência cabocla na Amazônia tradicional. Novos Cadernos NAEA, Belém, v. 2, n. 2, p. 57-72, dez. 1999. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/109/163>. Acesso em: 31 out. 2012. <http://dx.doi.org/10.5801/ncn.v2i2.109>.
Resumen : O texto resgata a história do "regatão" que é um comerciante ambulante que viaja entre centros regionais e comunidades amazônicas, comercializando mercadorias para pequenos produtores caboclos e comerciantes do interior em troca de "produtos regionais" agrícolas e extrativistas. É examinado neste trabalho o papel do regatão no desenvolvimento da economia regional amazônica, concentrando-se na relação entre o regatão e o caboclo, especialmente na ação do regatão na resistência cabocla. O trabalho é dividido em quatro partes. A primeira parte examina o sistema de aviamento, a segunda descreve o papel do regatão dentro dele, a terceira analisa a relação entre o regatão e a resistência cabocla no contexto do sistema de aviamento e a quarta, a evolução do papel do regatão até o presente.
Palabras clave : Comércio de regatão
Sistema de aviamento
Economia espacial
Comerciante
Produtor (Economia)
Amazônia brasileira
ISSN : 1516-6481
2179-7536
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Artigos Científicos - NAEA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_ParceirosCrimeRegatao.pdf54,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons