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metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 31-Mar-2010
metadata.dc.creator: VIEIRA, Scheilla de Castro Abbud
metadata.dc.contributor.advisor1: NASCIMENTO, Ivany Pinto
Title: Formação continuada do professor: um estudo das contribuições do Programa Conhecer para Acolher para a prática pedagógica inclusiva
metadata.dc.description.sponsorship: SEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educação
Citation: VIEIRA, Scheilla de Castro Abbud. Formação continuada do professor: um estudo das contribuições do Programa Conhecer para Acolher para a prática pedagógica inclusiva. 2010. 118 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2010. Programa de Pós-Graduação em Educação.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo está vinculado à linha de pesquisa Currículo e Formação de Professores, do Programa de Pós Graduação do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará. Defini como objetivo geral analisar se a formação continuada de professores, desenvolvida no Programa “Conhecer para Acolher: capacitação de educadores para atuar junto a alunos com necessidades educacionais especiais no contexto da escola regular da Rede Pública Estadual do Pará”, trouxe contribuições para a prática pedagógica docente no processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais em escolas públicas da rede estadual do Pará e como objetivos específicos identificar como os professores articulam o vivenciado no processo da formação com sua ação docente; avaliar que aspectos da formação podem ter favorecido (ou não) sua ação docente na perspectiva da inclusão e investigar se processo formativo gerou mudanças atitudinais nos professores. A investigação configurou-se como pesquisa qualitativa de abordagem descritiva, apoiada nos teóricos que discutem a formação de professores e inclusão, para compreensão dos fenômenos educacionais e do papel da formação continuada para a ressignificação das ações do professor no processo de construção da educação inclusiva. Foram sujeitos participantes quatro professoras que participaram da referida formação, selecionadas a partir dos critérios: participação na primeira formação do Programa, ocorrida em 2002; participação em módulo de aprofundamento; não ter participado de outras formações sobre educação especial/inclusão; ter no momento da pesquisa aluno com necessidades educacionais especiais em suas turmas. Elegi como instrumentos de coleta de dados a pesquisa documental e entrevista semi-estruturada. Considerando a importância da pesquisa como possível auxiliar em formações continuadas para o processo de inclusão educacional de alunos com necessidades especiais, para análise dos dados me apoiei nos constructos teóricos que são veiculados sobre a educação inclusiva e busquei pontos de interface entre esses constructos para a compreensão dos aspectos da complexidade que envolvem o processo de formação continuada de professores e seus reflexos na atuação profissional dos mesmos. A análise dos dados permitiu perceber que a formação proporcionou às professoras o repensar de suas práticas pela assimilação e uso dos conceitos teórico-práticos como recurso para sua ação, ao afirmarem que ativaram postura mais reflexiva, mais participativa em seu contexto profissional; ao se perceberem como mais sensíveis às diferenças que se manifestam em suas salas de aula; ao recorrerem a estratégias diferenciadas para efetivar o processo de ensino e se perceberem como co-responsáveis pela organização da inclusão educacional.
Abstract: This study is linked to the research line Curriculum and Teacher Formation of the Post Graduation Program of Science Education Institute of Federal Univesity of Pará. I defined as general objective analyze if the continued teacher formation, developed in the Program “Conhecer para Acolher: capacitação de educadores para atuar junto a alunos com necessidades educacionais especiais no contexto da escola regular da Rede Pública Estadual do Pará” give contributions of to the pedagogical practice of teachers in the inclusion process of students with special educational necessities in public state schools of Pará and as specifics objectives identify how the teachers articulate the vivenced in the formative process with their teaching action; evaluate which aspects of formation could have promoted (or not) their teaching action in the perspective of inclusion and investigate if the formative process have generate attitudinal changes in the teachers. The investigation configured itself as qualitative research of descriptive approach, supported on the theorists that discuss the teachers formation and inclusion, once I intend to comprise the educational phenomena and the continued formative period role to the ressignification of teacher actions in the construction process of the inclusive education. Were participants four teachers that have participate of the continued formative period of the reported Program, selected whereof following criteria: to have participate the first Program formation, occurred in 2002; to have participate of deepenment module; to have not participate of others formations about special education/inclusion; to have at the moment of the research student with special educational necessities in your classes. I have elect as data collection instruments the documental research and half-structured interview. Considering the research importance as possible auxiliary in continued formative periods for educational inclusion process of students with special necessities, for data analysis i have supported myself in the theoretical constructs that are vehiculated about inclusive education and I have search interface points between these constructs for the comprehension of complexity aspects that involve the teachers continued formative period process and it’s reflexes in their professional actuation. The data analysis allowed realize that formation have provided to teachers rethink their practices by assimilation and use of theoretical-practical concepts as resource for their action, when they affirmed that have activated more reflexive posture, more participative in their professional context; when they notice themselves as more sensitive to the differences that manifastates in their classrooms; when they appeal to distinct strategies to efectivate the educational process and realize themselves as co-responsible for the educational inclusion organization.
Keywords: Amazônia brasileira
Educação inclusiva
Formação de professores
Currículo
Educação permanente
Educação especial
Pará - Estado
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTE
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências da Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Dissertações em Educação (Mestrado) - PPGED/ICED

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