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metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Issue Date: Mar-2010
metadata.dc.creator: SAMPAIO, Maria Elizângela Carvalho
ASSIS, Grauben José Alves de
BAPTISTA, Marcelo Quintino Galvão
Title: Variáveis de procedimentos de ensino e de testes na construção de sentenças com compreensão
Other Titles: Teaching and testing procedural variables in the construction of sentences with comprehension
Citation: SAMPAIO, Maria Elizângela Carvalho, ASSIS, Grauben; BAPTISTA, Marcelo Quintino Galvão. Variáveis de procedimentos de ensino e de testes na construção de sentenças com compreensão. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, DF, v. 26, n. 1, p. 145-155, jan./mar.2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v26n1/a17v26n1.pdf>. Acesso em: 03 jun. 2013. <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722010000100017>.
metadata.dc.description.resumo: O objetivo do estudo foi verificar o efeito de dois procedimentos de ensino sobre a composição e compreensão de sentenças em crianças. No Estudo 1, cinco crianças foram expostas ao ensino de relações condicionais, testes de equivalência, ensino por encadeamento de respostas, testes de produção de sentenças, testes de conectividade e testes de leitura com compreensão. No Estudo 2, quatro crianças foram expostas apenas ao ensino por encadeamento de respostas e testes subsequentes. Utilizou-se três conjuntos de estímulos: desenhos, palavras maiúsculas e minúsculas. Em ambos os estudos, todos os participantes construíram as novas sentença, mas a leitura com compreensão só foi observada no Estudo 1. Esses resultados demonstraram a emergência de novas sentenças. Conclui-se que os estímulos utilizados foram funcionalmente equivalentes.
Abstract: The objective of this study was to verify the effect of two teaching procedures for comprehension and composition of sentences with children. In the Study 1, five children were exposed to conditional relations training, equivalence tests, training through response chaining, sentences production tests, connectivity tests and reading with comprehension tests. In the Study 2, four children were exposed only to the training through response chaining and subsequent tests. Three sets of stimuli were used: drawings, upper case words and lower case words. In both studies, all participants produced the new sentences, but reading with comprehension was observed only in the Study 1. These results demonstrated the emergency of new sentences. It is concluded that the used stimuli were functionally equivalents.
Keywords: Ensino fundamental
Crianças
Composição de sentenças
Compreensão de sentenças
Equivalência de estímulos
Leitura com compreensão
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
ISSN: 1806-3446
0102-3772
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Artigos Científicos - NTPC

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