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metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 27-Mar-2013
metadata.dc.creator: PINHEIRO, Welington da Costa
metadata.dc.contributor.advisor1: ALVES, Laura Maria Silva Araújo
Title: A infância nas páginas de jornal: discursos (re) produzidos pela imprensa paraense na primeira década do século XX
metadata.dc.description.sponsorship: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Citation: PINHEIRO, Welington da Costa. A infância nas páginas de jornal: discursos (re) produzidos pela imprensa paraense na primeira década do século XX. 2013. 149 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2013. Programa de Pós-Graduação em Educação.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho se circunscreve no âmbito da História da infância, mas precisamente na do estado do Pará, que se caracteriza enquanto uma área ainda carente de produções acadêmicas, o que contribui para justificar a intenção e a relevância em construí-lo. A problemática do estudo se debruçou em descobrir: quais os discursos veiculados sobre a infância paraense nos jornais “A Província do Pará” e a “Folha do Norte”, no período 1900-1910? O seu objetivo geral é analisar os discursos veiculados pelos jornais “A Província do Pará” e “Folha do Norte” sobre a infância paraense no período compreendido entre 1900-1910. Já enquanto objetivos específicos têm-se: mapear os fatos mais recorrentes sobre os quais a criança se tornava assunto nos jornais paraenses do período de 1900-1910; analisar à luz da teoria bakhtiniana aspectos discursivos dos anúncios, colunas, galeria, notícias e propagandas contidos nos jornais “A Província do Pará” e “Folha do Norte”, a fim de evidenciar os discursos implícitos e explícitos relacionados à infância no período investigado; perceber, por meio dos discursos dos jornais escolhidos, aspectos inerentes à infância no que tange ao lugar da criança em relação à escola, à família e à sociedade no contexto pesquisado; e evidenciar o tratamento dispensado à infância das diferentes classes sociais a partir dos discursos veiculados pelos jornais “A Província do Pará” e “Folha do Norte”, na primeira década do século XX. A análise das peças, num total de 39, foi fundamentada na perspectiva analítico-discursiva de Mikhail Bakhtin (1997; 2004). Nas peças analisadas: anúncios, notícias, propagadas e na galeria infantil foi possível perceber que na constituição destas circulavam uma infinidade de discursos que contribuíam para mostrar o valor atribuído à infância pelos jornais “A Província do Pará” e “Folha do Norte”. A exemplo, tem-se o discurso do higienismo, da valorização do trabalho enquanto prática dignificante, regenerante e moralizante, o discurso ideológico da mulher como cuidadora, do cientificismo em detrimento do conhecimento popular, entre outros. Percebeu-se que socialmente à infância era concebida a partir da classe social na qual o sujeito estava inserido, ou seja, no caso da criança pobre, notou-se que esta era sempre tratada como um sujeito que estava “largado a própria sorte”, sem perspectivas de um futuro, tendo em vista que ela sempre vai ser tida como a “desafortunada”, a “infeliz”, “a pobre creança; já a da classe economicamente mais favorecida é sempre vista como a bela, formosa, ingênua, bem cuidada e como um ser que terá um futuro promissor.
metadata.dc.description.resume: Le présent travail est confinée dans l'histoire de l'enfance, mais précisément dans l'État du Pará, qui se caractérise comme un secteur qui a besoin de nouvelles productions académiques, ce qui contribue à expliquer l'intention et la pertinence de construire. Le problème de l'étude se pencha: dont les discours véhiculés sur l'enfance Pará journal "La province de Pará" et "Folha do Norte", dans la période 1900-1910? Son objectif global est d'analyser les discours véhiculés par les journaux «La province de Pará" et "Folha do Norte" sur Pará de l'enfance pour la période 1900-1910. Déjà alors que les objectifs spécifiques sont les suivants: la cartographie des faits les plus récurrents sur lesquels l'enfant a fait l'objet Para journaux de l'époque de 1900-1910; examiner la théorie des aspects annonces discursives, des colonnes, une galerie, des nouvelles et des annonces contenues de Bakhtine journal "La province de Pará" et "Folha do Norte" afin de mettre en évidence les discours implicites et explicites liés à l'enfance dans la période étudiée; réaliser, à travers les discours de certains journaux, les aspects inhérents à l'enfance par rapport à l'endroit enfant à l'école, la famille et la société dans le cadre des recherches, et de montrer que le traitement des enfants de classes sociales différentes des discours véhiculés par le journal "La province de Pará" et "Folha do Norte", dans la première décennie XX e siècle. L'analyse des pièces, totalisant 39, était fondé sur la perspective discours-analytique de Mikhaïl Bakhtine (1997, 2004). Dans les spécimens examinés: annonces, des nouvelles, et se propage dans la galerie de l'enfant a été observé que la formation de ces diffusé une multitude de discours qui ont contribué à montrer la valeur attribuée à l'enfant par les journaux «La province de Pará" et "Folha do Norte". L'exemple a l'hygiénisme de la parole, l'appréciation du travail pratique en tant que digne, édifiante et régénérer le discours idéologique de la femme en tant que soignant, le scientisme au détriment des savoirs populaires, entre autres. Il a été remarqué que l'enfant a été conçu socialement de la classe sociale dans laquelle le sujet a été inséré, c'est à dire, dans le cas des enfants pauvres, il a été noté que cela a été toujours considérée comme une personne qui a été "abandonné son propre chance" aucune perspective d'avenir, considérant qu'elle sera toujours considéré comme «regrettable», le «malheureux», «pauvre creança; déjà la classe économiquement plus favorisée est toujours considérée comme une belle, belle, naïve et et faites attention car vous aurez um avenir prometteus.
Keywords: Crianças
Análise do discurso
História
Mídia impressa
Pará - Estado
Amazônia brasileira
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências da Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
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