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dc.creatorFRANÇA, Rita de Cássia Cabral Rodrigues de-
dc.date.accessioned2013-08-06T15:04:42Z-
dc.date.available2013-08-06T15:04:42Z-
dc.date.issued2013-03-28-
dc.identifier.citationFRANÇA, Rita de Cássia Cabral Rodrigues de. Artes visuais e ensino médio: representações de professores sobre a prática pedagógica (2004-2010). 211 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2013. Programa de Pós-Graduação em Educação.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4073-
dc.description.abstractThis study consisted of an analysis of representations of Teachers of Visual Arts about their teaching practices in the context of high school. Aiming at analyzing Representations of Teachers of Visual Arts High School on Teaching Practice. The analysis was produced from the concept of representations from the perspective of Roger Chartier (1990, 1991, 1994): on pedagogical practice with Veiga (2011, 2010): on teacher: Pimenta (2009) and Coelho (2009, 2010): Art in with Barbosa (2009, 2010) and Fusari & Ferraz (2001, 2009). Use as methodological way content analysis of Bardin (2010). The study is a descriptive-analytical type. Used as instrument for data collection: official documents and a questionnaire, which was attended by 15 teachers of Art of Effective Networking State Public High School. The results of the study revealed that about teaching practice, teachers mostly, despite having a good time of service, demonstrated the representation of a triangulation presented in three vertices: reading, based on common sense, without substantiation Theoretical/ideal; doing so, the practice in improvisation, predominantly hand practical/Real, and the contextualization of superficial reasons for lack of drive theory/practical. We emphasize approaches as conclusive vulnerability in teacher Art. This training is deficient regarding the ability to develop pedagogical quality in public schools. We infer that there is an urgent need to (re)assess the training of teachers of Visual Arts start and continuing commitment to forging a professional-reflective critical to their social practice in education.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pará-
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectFormação de professores de artes visuaispt_BR
dc.subjectPará - Estadopt_BR
dc.subjectAmazônia brasileirapt_BR
dc.titleArtes visuais e ensino médio: representações de professores sobre a prática pedagógica (2004-2010)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educação-
dc.publisher.initialsUFPA-
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
dc.contributor.advisor1COELHO, Wilma de Nazaré Baía-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1035616337472088-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8175127523532357-
dc.description.resumoEste estudo constituiu-se numa análise das Representações de Professores de Artes Visuais acerca de suas práticas pedagógicas no contexto do Ensino Médio. Tendo como objetivo geral analisar as Representações de Professores de Artes Visuais do Ensino Médio sobre a Prática Pedagógica. A análise fora produzida a partir do conceito de Representações na perspectiva de Roger Chartier (1990; 1991;1994): sobre prática pedagógica com Veiga (2011; 2010): sobre formação de professores: Pimenta (2009) e Coelho (2009; 2010): em Arte com Barbosa (2009; 2010) e Fusari & Ferraz (2001; 2009). Utilizamos como caminho metodológico a Análise de Conteúdo de Bardin (2010). O estudo é uma pesquisa do tipo analítico- descritiva. Utilizamos como instrumento de coleta de dados: documentos oficiais e questionário, do qual participaram 15 professores de Arte efetivos da Rede Pública Estadual do Ensino Médio. Os resultados do estudo revelaram, que acerca da prática pedagógica, os professores, em sua maioria, apesar de terem um bom tempo de serviço, demonstraram a representação de uma triangulação apresentada em três vértices: leitura, baseada no senso comum, sem fundamentação Teórica/Ideal; o fazer, a prática no improviso, predominando o lado Prático/Real, e a contextualização superficial por falta de fundamentação, de unidade teórica/prática. Ressaltamos como aproximações conclusivas a vulnerabilidade na formação de professores de Arte. Essa formação é deficiente no que tange à capacidade de desenvolver a prática pedagógica com qualidade nas escolas públicas estaduais. Inferimos que urge a necessidade de (re) avaliar a formação de professores de Artes Visuais inicial e continuada, forjando um profissional com compromisso reflexivo-crítico com a sua prática social na educação.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação-
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