Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/4166
Tipo: Dissertação
Fecha de publicación : 2007
Autor(es): NASCIMENTO, Mônica Sabaa Srur do
Primer Orientador: MACEDO, Alcebíades Negrão
Primer Coorientador: AGUIAR, Osmar José Romeiro de
Según Coorientador: FALESI, Lindaura Arouk
Título : A utilização da Manihot esculent crantz (mandioca) na indústria de chapas de compensados de madeira e seu impacto econômico e social na construção civil
Citación : NASCIMENTO, Mônica Sabaa Srur do. A utilização da Manihot esculent crantz (mandioca) na indústria de chapas de compensados de madeira e seu impacto econômico e social na construção civil. 2007. 101 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Centro Tecnológico, Universidade Federal do Pará, Belém, 2007. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4166. Acesso em:
Resumen: Esta pesquisa tem como objetivo determinar as vantagens socioeconômicas para produção de chapas de compensados de madeira na construção civil substituindo a farinha de trigo por farinha de raspa de mandioca na formulação da cola de compensado de madeira. Abordou-se acerca da estrutura anatômica da madeira e suas propriedades, os tratamentos e processos industriais, a estrutura e o processo de produção de compensado além da substituição do insumo na formulação da cola de uréia-formoaldeído desenvolvendo-se então uma avaliação econômica de benefício-custo do compensado de madeira utilizado em fundação e estrutura em uma obra de edificação através da análise de preços dos insumos da cola de mandioca em substituição a cola de trigo. A análise mostra que em nível de composição de insumo principal de produção houve uma redução de 7,3% no custo da cola. Para a construção civil a chapa de compensado de madeira com adesivo de mandioca utilizada em fundação e estrutura não representa um percentual significativo de redução de custos, sendo o percentual do custo do compensado de madeira em uma obra padrão é de apenas 0,84% para economia. Em nível social o governo criou o Programa Nacional para o Fortalecimento da Agricultura Familiar para apoiar o desenvolvimento das indústrias de base da economia como a indústria da construção civil.
Resumen : This research had as objective to determine the social and economics advantages for plywood production in the civil construction substituting the flour of wheat for cassava scrap flour in the glue’s manufacturing used in manufacturing of plywood. It’s discuss about the anatomical structure of the wood and its properties, the industrial treatments and processes, the structure and the process of production of plywood beyond the substitution of raw material in the ureia-formoaldeído glue’s manufacturing, so the plywood used in buildings constructions has it’s benefit rise and the cost decreases by this substitution. The analysis show that in composition of raw material had a reduction of 7,3% in the cost of the glue. For the civil construction the plywood with cassava glue used in buildings constructor doesn’t represent a great reduction of costs, because the cost of a plywood in a build construction is only 0,84% to economics. The government created a program to incentive the families do agriculture so supporting the development important industries like civil construction.
Palabras clave : Construção civil
Adesivo
Chapa de compensado
Mandioca
Economia
Civil construction
Glue
Polywood
Cassava
Economics
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INDUSTRIAL::MUDANCA TECNOLOGICA
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INDUSTRIAL::ORGANIZACAO INDUSTRIAL E ESTUDOS INDUSTRIAIS
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Dissertações em Engenharia Civil (Mestrado) - PPGEC/ITEC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_UtilizacaoManihotEsculent.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons