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metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 3-Jul-2013
metadata.dc.creator: FERRANTI, Adelino
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Gilmar Pereira da
Title: A política educacional no município de Abaetetuba (PA) no período de 2005 a 2008: realidade e limites
Citation: FERRANTI, Adelino. A política educacional no município de Abaetetuba (PA) no período de 2005 a 2008: realidade e limites. 2013. 122 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2013. Programa de Pós-Graduação em Educação.
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo focaliza a política educacional no município de Abaetetuba/PA no período de 2005 a 2008: Realidade e Limites, partindo do pressuposto da necessidade de sua reformulação, considerando-se sua desorganização e desatualização, não respondendo às necessidades do município. Nesse sentido, o objetivo principal da pesquisa foi analisar a política educacional implementada no município de Abaetetuba/PA, no referido período, considerando seus desafios, avanços e limites. O estudo foi realizado a partir de uma abordagem qualitativa e a coleta de dados foi efetuada por meio de pesquisa documental nos múltiplos documentos produzidos no período estudado. A análise se deu em cima dos dados coletados e seus impactos na política educacional construída. Os resultados do estudo mostram que a reformulação educacional no município aconteceu positiva e gradativamente e que ela está sendo seguida pelo governo posterior e que foi incorporada ao Plano Municipal de Educação concluído em 2012. Mostrou também que não foram poucos os conflitos diante das limitações do município, ainda muito carente de recursos financeiros e humanos para fazer frente às demandas reprimidas, que fazem a população clamar por soluções. O estudo mostrou, também, os muitos obstáculos a serem superados gradativamente num município que detém a 7ª maior população do Estado (141.054 habitantes), da qual 34.733 são estudantes da rede municipal de ensino. O estudo constatou, inclusive, que o município ainda é muito frágil em suas estruturas administrativa e social, e que depende basicamente de insuficientes e limitados recursos financeiros vindos do governo federal.
Abstract: This study focuses on the educational policy of the municipality Abaetetuba / PA in the period 2005-2008: Reality and Limits, assuming the need for its overhaul, considering your clutter and outdated, not responding to the needs of the municipality. In this sense, the main objective of the research was to analyze the educational policy implemented in the municipality of Abaetetuba / PA, in that period, considering its challenges, advances and limitations. The study was conducted from a qualitative approach and data collection was done through documentary research in multiple documents produced during the study period. The analysis was done on the data collected and their impact on educational policy built. The study results show that the reformulation education in the municipality positive and gradually happened and that she is being followed by the government and which was later incorporated into the Municipal Education Plan completed in 2012. It also showed that there were many conflicts before the limitations of the city, still very much in need of financial and human resources to meet the demands suppressed, making the people cry out for solutions. The study also showed the many obstacles to be overcome gradually in a town that holds the 7th largest state population (141,054 inhabitants), of which 34,733 are students of municipal schools. The study found, also, that the city is still very fragile in their administrative and social structures, which basically depends on insufficient and limited financial resources coming from the federal government.
Keywords: Educação e Estado
Gestão escolar
Abaetetuba (PA)
Pará - Estado
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências da Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Dissertações em Educação (Mestrado) - PPGED/ICED

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