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metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Issue Date: 2000
metadata.dc.creator: SANTOS, José Guilherme Wady
ALVES, José Moysés
Title: O jogo de dominó como contexto interativo para a construção de conhecimentos por pré-escolares
Citation: SANTOS, José Guilherme Wady; ALVES, José Moysés. O jogo de dominó como contexto interativo para a construção de conhecimentos por pré-escolares. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 13, n. 3, p. 383-390, 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/prc/v13n3/v13n3a07.pdf>. Acesso em: 24 out. 2013. <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722000000300007>.
metadata.dc.description.resumo: Vários autores reconhecem a importância de jogar com regras para o desenvolvimento infantil. Poucos estudos têm analisado a construção de conhecimentos no contexto das interações sociais, em jogos específicos. O presente estudo documentou as mudanças no desempenho de crianças pré-escolares jogando dominó, considerando: o seguimento das regras do jogo, o domínio dos conceitos implícitos nelas e as interações entre os participantes. Ao longo de um ano, vinte pré-escolares jogaram quatro tipos de dominó com dificuldades conceituais crescentes. Apesar de não terem tido experiências prévias com este jogo, o percentual de erros por tipo de dominó foi sempre inferior a doze por cento das jogadas e foram corrigidos em proporção semelhante pelas crianças e pelo pesquisador. As interações propiciaram momentos de transmissão e de construção de conhecimentos compartilhados.
Abstract: The importance of the play with rules for child development has been recognized by several authors. However, few studies have been carried out, to analyze the construction of knowledge within the context of social interactions, in specific games. The present study registered changes in preschool children’s performance while playing dominos, in particular: following game rules, the mastery of concepts, and interactions among participants. Over one year period, twenty preschool children played four types of dominos, each involving an increased level of conceptual difficulty. Although the children had no previous experience with that game, the error percentage for each type of domino was below twelve percent of the moves, and these errors were corrected by the children and the experimenter. The interactions provided opportunities for both the transmission and construction of shared knowledge.
Keywords: Jogos educativos
Ensino pré-escolar
Jogo de dominó
Zona de desenvolvimento proximal
ISSN: 0102-7972
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Artigos Científicos - NTPC

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