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metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 15-Jul-2013
metadata.dc.creator: GUTIERRES, Damiana Valente Guimarães
metadata.dc.contributor.advisor1: ALVES, Laura Maria Silva Araújo
Title: No colo da ama de leite: a prática cultural da amamentação e dos cuidados das crianças na Província do Grão-Pará no século XIX
Citation: GUTIERRES, Damiana Valente Guimarães. No colo da ama de leite: a prática cultural da amamentação e dos cuidados das crianças na Província do Grão-Pará no século XIX. 2013. 164 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2013. Programa de Pós-Graduação em Educação.
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo trata da prática cultural da amamentação e dos cuidados com as crianças pelas amas de leite na Província do Grão-Pará no século XIX. As amas de leite tiveram um papel importante no âmbito simbólico, social e cultural da vida privada da sociedade patriarcal-escravocrata no Brasil no século XIX. Na Província do Grão-Pará era recorrente a contratação de amas de leite para amamentar e cuidar das crianças. A questão central que norteou o estudo foi: Qual a presença das amas de leite na história da infância paraense, sobretudo as significações culturais, sociais e afetivas na vida da criança na Província do Grão-Pará no século XIX? Os objetivos da pesquisa foram: a) identificar a origem das amas de leite e sua importância para a história da infância; b) descrever a história da amamentação e os discursos dos médicos higienistas sobre os cuidados com a criança, a mãe e as amas de leite; c) destacar o significado das amas de leite na amamentação, nos cuidados e na educação das crianças no século XIX na Província do Grão-Pará; d) identificar a solicitação dos serviços das amas de leite para atender as crianças na Província do Grão-Pará. Metodologicamente utilizamos a pesquisa histórica e documental, composta por um corpus de 92 anúncios publicados no período de 1845 a 1888, nos jornais paraenses Treze de Maio, A Constituição, Diário de Belém, O Liberal do Pará, A Regeneração, Gazeta Official, Diário do Commercio e O Paraense. O corpus foi obtido na Biblioteca Artur Vianna (CENTUR) e na Hemeroteca da Biblioteca Nacional Digital, tendo sido organizado em 12 categorias de análise, com base na análise de conteúdo de Laurence Bardin. Os resultados demonstram a existência de um comércio indiscriminado de compra e venda de amas de leite na Província do Grão-Pará, inclusive valorizando as mais jovens, com bons costumes, boa higiene, sadias e que não tivessem cria. O perfil social das amas de leite da Província do Grão-Pará no período estudado era semelhante aos presentes nas demais Províncias do Brasil, sendo ela geralmente escrava e se fosse livre, era pobre e predominantemente negra. No final do século XIX, os médicos higienistas argumentavam que as amas de leite transmitiam doenças e eram “mercenárias”, recomendando a amamentação materna ou o uso de leite industrializado. No entanto, verificou-se que a influência da ama de leite para a criança foi além da relação afetiva, repercutindo em sua educação, linguagem, alimentação, enfim em diversos aspectos de sua cultura.
Abstract: The present study deals with the cultural practice of breastfeeding and care of children by wet nurses in the Province of Grão-Pará in the nineteenth century. The wet nurses had an important role in the symbolic, social and cultural life of the private patriarchal society-slavery in Brazil in the nineteenth century. In the Province of Grão-Pará was recurrent hiring wet nurses to breastfeed and care for children. The central question that guided the study was: What is the presence of wet nurses in the childhood history of Pará, especially the cultural meanings, social and emotional life of the child in the Province of Grão-Pará in the nineteenth century? The research objectives were: a) identify the source of wet nurses and their importance to the history of childhood, b) describe the history of breastfeeding and speeches health doctors on the care of the child, the mother and the love of milk c) highlight the significance of wet nurses in nursing, care and education of children in the nineteenth century in the Province of Grão-Pará d) identify the request the services of wet nurses to meet the children in the Province of Grão Para. Methodologically use historical research and documentation, consisting of a corpus of 92 ads published in the period 1845-1888, in newspapers paraenses May Thirteen, The Constitution, Diary of Belém, Pará The Liberal, Regeneration, Official Gazette, Gazette The commerce and Pará. The corpus was obtained from the Library Arthur Vianna (CENTUR) and the National Digital Library Newspaper Library, having been organized in 12 categories of analysis, based on content analysis Laurence Bardin. The results demonstrate the existence of a trade indiscriminate sale of wet nurses in the Province of Grão-Pará, including valuing the younger, with good manners, good hygiene, healthy and had not created. The social profile of the wet nurses of the Province of Grão-Pará during the study period was similar to those present in the other provinces of Brazil, and it was usually a slave and free, was poor and predominantly black. In the late nineteenth century, doctors hygienists argued that wet nurses transmitted diseases and were "mercenary", recommending breastfeeding or using formula milk. However, it was found that the influence of wet nurse for the child was beyond the affective relationship, reflecting on their education, language, food, short in several aspects of their culture.
Keywords: Prática cultural
Amamentação
História social
História - Séc. XIX
Crianças
Província do Grão-Pará
Amazônia brasileira
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências da Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
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