Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4611
Compartilhar:
Type: Dissertação
Issue Date: 24-May-2013
Authors: PONTES, Paulo André Ignácio
First Advisor: FAVERO, Eloi Luiz
Title: Em busca do doador perdido: um jogo educativo como ferramenta de conscientização e informação sobre doação de sangue
Citation: PONTES, Paulo André Ignácio. Em busca do doador perdido: um jogo educativo como ferramenta de conscientização e informação sobre doação de sangue. 2013. 91 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Tecnologia, Belém, 2013. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.
Resumo: Frente às dificuldades para captação de bolsas de sangue pelos hemocentros, são utilizados os mais diversos meios para sensibilizar os doadores e manter abastecidos os bancos de sangue. Este trabalho apresenta a “simulação parcial” dessa realidade, através de um jogo educativo eletrônico que objetiva informar e conscientizar sobre a importância da doação. Trata-se de um mecanismo de esclarecimento de dúvidas comuns e desmitificação de crenças disseminadas pela falta de conhecimento que dificultam a captação. Com o objetivo de informar o jogador e não somente entreter, “Em busca do doador perdido” é a apresentação de um tema comum em formato criativo, motivador e de impacto social. A simulação proporciona ao jogador experimentar as dificuldades de se encontrar doadores e desperta no mesmo o conhecimento sobre questões básicas do processo de doação. A partir de dois experimentos com doadores em potencial foi validada a proposta do jogo, como uma forma de conscientizar os jogadores sobre a importância da doação.
Abstract: Faced with difficulties in raising blood bags by blood centers various means are used to sensitize donors and keep stocked blood banks. This work presents the "partial simulation" of this reality through an electronic educational game that aims to inform and educate about the importance of donation. It is a mechanism to clarify questions and demystifying common beliefs disseminated by the lack of knowledge that hinder the blood raising. With the aim of informing the player, not just entertaining him, "In search of lost donor" is the presentation of a common theme in creative format, motivating and social impact. The simulation gives the player the experience on difficulties of finding donors and awakens the same knowledge about basic issues of the donation process. From two experiments with potential donors we validated the proposal of the game, as a way to educate players about the importance of donation.
Keywords: Jogos educativos
Realidade virtual
Banco de sangue
Doadores de sangue
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::PROCESSAMENTO GRAFICO (GRAPHICS)
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::LINGUAGENS DE PROGRAMACAO
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
Institution Acronym: UFPA
Department: Instituto de Tecnologia
Program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Dissertações em Engenharia Elétrica (Mestrado) - PPGEE/ITEC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_BuscaDoadorPerdido.pdf17,71 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons