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metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 26-Sep-2012
metadata.dc.creator: CARVALHO, Márcia Monteiro
metadata.dc.contributor.advisor1: CUNHA, Myriam Crestian Chaves da
Title: Avaliação da compreensão escrita de alunos surdos do ensino fundamental maior
Citation: CARVALHO, Márcia Monteiro. Avaliação da compreensão escrita de alunos surdos do ensino fundamental maior. 2012. 101 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2012. Programa de Pós-Graduação em Letras.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa, que tem por pano de fundo a problemática da inclusão dos surdos na escola, volta-se mais especificamente para a avaliação da proficiência em leitura desses alunos no Ensino Fundamental maior, com o objetivo de identificar as habilidades de leitura que os alunos surdos melhor dominam e as dificuldades encontradas por eles no tocante à apropriação da modalidade escrita da língua portuguesa. Para essa pesquisa, foi realizado um estudo de caso com três alunos surdos dos 6º e 9º anos da rede regular de ensino em uma escola municipal inclusiva de Castanhal (PA). Como instrumento de análise de sua competência leitora foi feito um recorte da prova do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica. Para a coleta de dados o teste foi aplicado três vezes: uma primeira vez sem nenhum tipo de interação com os alunos; uma segunda em que a pesquisadora pediu aos alunos que justificassem suas respostas para elucidar melhor suas estratégias de leitura. Na última aplicação, foram usados dois itens do teste traduzidos para LIBRAS, para verificar se, dessa forma, a compreensão do texto seria mais elevada. Pretendia-se, com isso, propor pistas para a realização de uma avaliação diagnóstica dos alunos surdos, contribuindo assim para uma melhor orientação dentro das escolas inclusivas que supostamente adotam a proposta bilíngue. Porém os resultados obtidos evidenciaram uma realidade alarmante, na qual os alunos investigados apresentam um nível de leitura abaixo do esperado para a série na qual estão matriculados e não dominam nenhuma das capacidades identificadas nos oito descritores do teste. Na tentativa de ler, os alunos utilizam estratégias como “caça-palavras”, não relacionam o comando de questão com o texto e fazem poucas inferências, entre outros problemas. Esses resultados mostram o quanto são nefastas as consequências de uma inclusão feita sem uma avaliação diagnóstica da competência linguageira efetiva dos surdos, tanto em LIBRAS quanto em língua portuguesa. A reflexão fundamenta-se em estudos relativos à educação do surdo, em particular no que diz respeito à leitura da criança surda, ao acesso a LIBRAS e à escola bilingue, com base em autores como Quadros (1997), Gesser (2009) Pereira (2009), Lopes (2004), Reily (2004), Salles (2004). Também são apresentados conceitos de leitura e modelos psicolinguísticos da construção do sentido, com apoio em especialistas da leitura ou em ensino/aprendizagem de língua, tais como Smith (1989), Kleiman (1985), Moita Lopes (1996), Soares (1998) e Rojo (1999). Finalmente, a reflexão sobre a avaliação da aprendizagem, com especial atenção para as competências de leitura busca apoio em estudiosos como Perrenoud (1999), Luckesi (2006), Hoffmann (2009), Marcuschi (2004) e Suassuna (2007), entre outros.
metadata.dc.description.resume: Cette étude, qui a pour toile de fond la problématique de l‘inclusion des sourds à l‘école, s‘intéresse plus particulièrement à l‘évaluation de la compréhension de ces élèves scolarisés en collège pour entendants (Ensino Fundamental maior), dans l‘objectif d‘identifier les habiletés de lecture que les élèves sourds maîtrisent le mieux et les difficultés qu‘ils rencontrent dans l‘appropriation de la modalité écrite de la langue portugaise, langue seconde pour eux. Pour cette recherche, on a effectué une étude de cas auprès de trois élèves sourds de 6ème et 9ème année du réseau de l‘enseignement public dans une école municipale de Castanhal (PA). Comme instrument d‘analyse de leurs compétences de lecture on a adapté une partie du test du Système National d‘Evaluation de l‘Education de Base. Pour le recueil des données, le test a été apliqué à trois reprises: une première fois sans aucun type d‘interaction avec les sujets; une deuxième fois au cours de laquelle on leur a demandé de justifier leurs réponses pour mieux élucider les stratégies de lecture qu‘ils employaient. Lors de la dernière application, deux items du test ont été traduits en Langue Brésilienne de Signes (LIBRAS), de manière à vérifier si la compréhension des textes étaient ainsi plus élevée. Un des objectifs visés étaient de proposer des pistes pour la réalisation d‘une évaluation diagnostique des élèves sourds, contribuant ainsi à une meilleure orientation de ces élèves inscrits en écoles publiques qui prétendent adopter une éducation bilingue. Cependant, les résultats obtenus ont mis en lumière une réalité alarmante dans laquelle les sujets de la recherche ont un niveau de lecture bien inférieur à celui qui serait nécessaire dans la classe dans laquelle ils sont intégrés et qui ne maîtrisent aucune des capacités indiquées par les huit descripteurs du test. Pour essayer de lire, les élèves utilisent des stratégies de “chasse aux mots”, n‘établissent aucun rapport entre la consigne et le texte et font peu d‘inférences, entre autres constatations. De tels résultats montrent combien sont néfastes les conséquences d‘une scolarisation en écoles pour entendants faite sans évaluation diagnostique de la compétence languagière effective des sourds, aussi bien en LIBRAS qu‘en langue portugaise. Ce travail est fondé sur des études concernant l‘éducation des sourds en général et la lecture des enfants sourds en particulier, l‘accès à la LIBRAS et à une scolarisation bilingue, en s‘appuyant sur des auteurs comme Quadros (1997), Gesser (2009), Pereira (2009), Lopes (2004), Reily (2004), Salles (2004). Concepts de lecture et modèles psycholinguistiques de la construction du sens sont discutés en prenant pour base des spécialistes de la lecture ou de l‘enseignement/apprentissage des langues, tels que Smith (1989), Kleiman (1985), Moita Lopes (1996), Soares (1998) et Rojo (1999). Finalement, la réflexion sur l‘évaluation de l‘apprentissage et, en particulier, sur l‘évaluation des compétences de lecture prend appui sur des publications de Perrenoud (1999), Luckesi (2006), Hoffmann (2009), Marcuschi (2004) et Suassuna (2007), entre autres.
Keywords: Educação inclusiva
Ensino fundamental
Surdez
Leitura com compreensão
Avaliação da aprendizagem
Cametá - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
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