Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4700
metadata.dc.type: Tese
Issue Date: 3-Oct-2013
metadata.dc.creator: MIRANDA, Aristóteles Guilliod de
metadata.dc.contributor.advisor1: ISHAK, Ricardo
Title: A epidemiologia das doenças infecciosas no início do século XX e a criação da Faculdade de Medicina e Cirurgia do Pará
Citation: MIRANDA, Aristóteles Guilliod de. A epidemiologia das doenças infecciosas no início do século XX e a criação da Faculdade de Medicina e Cirurgia do Pará. 2013. 110 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Biológicas, Belém, 2013. Programa de Pós-Graduação em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários.
metadata.dc.description.resumo: O final do século XIX mostrou duas características importantes na área da saúde. A primeira indicava a continuidade da ocorrência de doenças ocasionadas por agentes infecciosos que incluíam a febre amarela, malária, cólera e varíola. Por outro lado, a situação econômica do Estado do Pará com o início da perda da exclusividade na produção extrativista do maior gerador de riquezas para o Estado, a borracha, levou a uma situação em que se tornava cada vez mais difícil e cara a formação de novos médicos paraenses no exterior ou em outros Estados brasileiros. O início do século XX trouxe a abertura de faculdades na cidade de Belém, incluindo duas na área da saúde (Farmácia e Odontologia), além de uma regulamentação nacional para a criação e abertura de cursos de medicina. O Estado do Pará, sob a influência do esforço de Oswaldo Cruz com o seu trabalho de eliminação da febre amarela na cidade de Belém, em uma aplicação prática dos novos conhecimentos gerados pela descrição de agentes infecciosos nas formas de transmissão por meio de vetores e a aplicação de novas maneiras de prevenção e controle de doenças (saneamento e vacinas), após se organizar, a princípio por meio de uma sociedade científica de forma inovadora, cria a oitava escola de medicina do país, em 9 de janeiro de 1919 com o nome de Faculdade de Medicina e Cirurgia do Pará.
Abstract: The late nineteenth century showed two important features in the area of health. The first indicated the continuous occurrence of diseases caused by infectious agents that included yellow fever, malaria, cholera and smallpox. On the other hand, the economic situation of the state of Pará with the early loss of exclusivity extractive production of the largest wealth generator for the state, the rubber, has led to a situation where it became increasingly difficult and expensive training new medical doctors abroad or in other Brazilian states. The early twentieth century brought the opening of colleges in Belém, including two in the area of health (Pharmacy and Dentistry), as well as national legislation for the creation and opening of medical courses. The state of Pará, under the influence of the effort of Oswaldo Cruz with his work of eliminating yellow fever in the city of Belém, in a practical application of the new knowledge generated by the description of infectious agents in their transmission by vectors and application of new ways of preventing and controlling diseases (sanitation and vaccines) after organizing at first through a scientific society in innovative ways, creates the 8th medical school in Brazil, on January 9, 1919, named Faculty of Medicine and Surgery of Pará.
Keywords: Doenças transmissíveis
Epidemiologia
Saúde pública
Medicina
História - Séc. XX
Ensino superior
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::EPIDEMIOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::CLINICA MEDICA::DOENCAS INFECCIOSAS E PARASITARIAS
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Biológicas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Teses em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários (Doutorado) - PPGBAIP/ICB

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_EpidemiologiaDoencasInfecciosas.pdf2,54 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons