Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5031
Compartilhar:
Type: Dissertação
Issue Date: 2013
Authors: NOGUEIRA, Juliana de Castro
First Advisor: LEMOS, Flávia Cristina Silveira
First Co-Advisor: PIANI, Pedro Paulo Freire
Title: A objetivação da violência a partir da noção de ciclo de vida: interrogando as práticas de saber/poder do UNICEF
Sponsor: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Citation: NOGUEIRA, Juliana de Castro. A objetivação da violência a partir da noção de ciclo de vida: interrogando as práticas de saber/poder do UNICEF. 2013. 173 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2013. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Resumo: Esta dissertação teve por objetivo analisar a objetivação da violência para o UNICEF, a partir da problematização da noção de ciclo de vida, estratégia adotada por essa agência para o enfrentamento da violência. Realizamos uma pesquisa histórico-documental do livro Análise da violência contra a criança e o adolescente, segundo o ciclo de vida no Brasil - conceitos, dados e proposições, publicado em 2005. As análises pautaram-se na metodologia arqueogenealógica proposta por Michel Foucault. Observamos que a produção da violência, nesse documento, levou em conta sua abrangência e especificidade de manifestação em cada fase de vida. Com isso, o UNICEF buscou operar a gestão biopolítica dos corpos de crianças e adolescentes pobres do Brasil, em uma perspectiva calculista neoliberal. Concluímos que as práticas de saber/poder propaladas por essa agência procuram o controle dos riscos através da individualização da problemática da violência, o que em nossa análise contribuiu para a estigmatização das famílias pobres, tomadas como as principais responsáveis pela reprodução da violência.
Abstract: This dissertation aims at analysing the objectifying of violence for UNICEF from problematizing the life circle notion,which represents a strategy adopted by such agency in order to face violence. A historicaland documental research of the book published in 2005, “Analise da violência contra a criança e o adolescente, segundo o ciclo de vida no Brasil - conceitos, dados e proposições”, was performed. The analyses were based on the archeogenealogic methodology as proposed by Michel Foucault. It was observed that the production of violence in this document considered its range and specificity of manifest in each life phase. Thus, UNICEF intended to operate a biopolitical management of the bodies of impoverished children and adolescents in Brazil through a neoliberal and calculated perspective. It was concluded that the knowledge/power practices implekented by this agency objectives risk control through individualising the matter of violence, which in our analysis contributes to stigmatising underpriviledged families considered to be the main actors in reproducing violence.
Keywords: Violência
Arqueogenealogia
Estágios do ciclo de vida
Crianças
Adolescentes
Foucault, Michel, 1926-1984
UNICEF
Brasil - País
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
Institution Acronym: UFPA
Department: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Appears in Collections:Dissertações em Psicologia (Mestrado) - PPGP/IFCH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_ObjetivacaoViolenciaNocao.pdf3.2 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons