Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5113
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 27-May-2011
metadata.dc.creator: GUIMARAES, Erick Van Casseb
metadata.dc.contributor.advisor1: MELO, Gustavo da Silva Vieira de
Title: Influência do ruído de tráfego em edifícios e proposta de solução desenvolvida com auxílio de modelos numéricos
Citation: GUIMARAES, Erick Van Casseb. Influência do ruído de tráfego em edifícios e proposta de solução desenvolvida com auxílio de modelos numéricos. 2011. 166 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Tecnologia, Belém, 2011. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica.
metadata.dc.description.resumo: No Brasil, é grande o número de casas e apartamentos que sofrem a influência da poluição sonora. Atualmente, esta questão ganhou importante destaque no cenário local, uma vez que Belém-PA foi eleita a “Capital Nacional do Ruído” por vários anos, segundo dados obtidos pelo IBGE. Dentre os tipos mais comuns de poluição sonora, percebe-se que há uma maior queixa por parte da sociedade em relação ao c, o qual é inerente ao cotidiano de qualquer grande cidade. À medida que os problemas de ruído de tráfego aumentam, cresce a preocupação com o grau de incômodo gerado na população, justificando o desenvolvimento de meios para quantificar e reduzir tal desconforto, além da busca por uma regulamentação desta situação, através de normas brasileiras. Portanto, a condição do ruído de tráfego, enquanto principal agente de incômodo da população, no que se refere à poluição sonora, vem justificar a necessidade de realização de um estudo que vise o desenvolvimento de elementos de edificações, de novas geometrias e de composição de materiais existentes, tais que se minimize a penetração do ruído de tráfego aos ambientes internos dessas edificações. Assim, este trabalho apresenta os resultados de estudos do comportamento acústico em edificações situadas frontalmente às vias de grande fluxo de veículos e que sofrem interferências ocasionadas pelo ruído de tráfego gerado em excesso, por essas fontes veiculares. Para tanto, foram realizadas medições em campo numa edificação de 25 andares, em fase avançada de construção e escolhida como piloto para o presente estudo, o qual apresenta uma modelagem numérica da edificação modelo, com o auxílio do software ODEON.
Abstract: In Brazil, the number of houses and apartments that suffer the influence of noise pollution is quite large. Currently, this question gained important local attention when Belém-PA was elected the “National Capital of Noise” for several years in a row, according to data obtained by the IBGE. Among the most common types of noise pollution, the biggest complaint of society is regarding traffic noise, which is inherent to the daily life of any great city. While the traffic noise concerns increase, so does the preoccupation with a degree of discomfort from the population, justifying the development of means to quantify and reduce such discomfort beyond the means of regulations for this situation by Brazilian standards. Therefore, the condition of traffic noise, while a principal agent of annoyance for the population in which it refers to the noise pollution, it comes to justify the necessity to realize a study that aims at the development of elements of construction by means of new geometrics and composition of existing materials that minimize the penetration of traffic noise to the internal environments of these constructions. So, this work presents the results of studies of the acoustic behavior in situated constructions next to roads of great flow of vehicles which suffer interferences caused by the generation of traffic noise. So far, there were measures carried out in the field of a 25 story building in advanced stages of construction and was chosen as the subject for this study, which represents a numerical modeling of this building with the help of the software ODEON.
Keywords: Isolamento acústico
Tratamento acústico
Difração sonora
Ruído de tráfego
Região Metropolitana de Belém
Pará - Estado
Amazônia brasileira
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::MECANICA DOS SOLIDOS
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Dissertações em Engenharia Mecânica (Mestrado) - PPGEM/ITEC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_InfluenciaRuidoTrafego.pdf5,71 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons