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metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 12-Nov-2013
metadata.dc.creator: PINHEIRO, Veridiana Valente
metadata.dc.contributor.advisor1: SARMENTO-PANTOJA, Tânia Maria Pereira
Title: Melancolia e resistência em Milton Hatoum
Other Titles: Melancolia y resistencia en Milton Hatoum
metadata.dc.description.sponsorship: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Citation: PINHEIRO, Veridiana Valente. Melancolia e resistência em Milton Hatoum. 2013. 97 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2013. Programa de Pós-graduação em Letras.
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar o romance Cinzas do Norte (2005), de Milton Hatoum, verificando quais são as relações das categorias estéticas de melancolia e resistência com o contexto histórico da Ditadura Militar, de 1964, no Brasil. Partindo da ideia de que a teoria com a qual estamos lidando é marcada pela melancolia segundo Walter Benjamin. Nesse sentido, examinamos como a arte, que é parte de composição da narrativa e, também as referências memorialísticas, utilizadas como estratégias ficcionais de resistência ao regime de repressão, em particular, ao autoritarismo, servem de base para problematizar os regimes de imposição instaurados naquele período. Com base em algumas abordagens teóricas, relacionadas à resistência, à melancolia e à memória. Mediante essas abordagens verificamos quais consequências estão ligadas ao período ditatorial, e como elas fazem parte da compreensão do sujeito melancólico. Para dar conta da teoria relacionada à melancolia utilizamos os textos de autores como: Sigmund Freud (1976), Maria Rita Kehl (2009), Julia Kristeva (1989), Walter Benjamin (1985), Susan Sontag (1976), Suzana Lages (2007). Para os estudos relacionados à resistência e a memória, utilizaremos os textos de Alfredo Bosi (2002), Jacques Le Goff (2003), Paul Ricoeur (2007) e Aleida Assmann (2011), servirão de base para nossas reflexões.
metadata.dc.description.resumen: Esta tesis tiene como objetivo analizar las Cinzas do Norte (2005) romance, Milton Hatoum, comprobando cuáles son las relaciones de las categorías estéticas de la melancolía y la resistencia con el contexto histórico de la dictadura militar de 1964, en Brasil. Partiendo de la idea de que la teoría con la que estamos tratando es marcada por la melancolía según Walter Benjamin. En consecuencia, examinamos cómo el arte, que es parte de la narrativa y la composición, también memorialísticas referencias utilizadas como estrategias de ficción de la resistencia al régimen de represión, en particular, el autoritarismo, la base para cuestionar los sitemas de gravámenes que trajeron período. Sobre la base de algunos de los enfoques teóricos relacionados con la resistencia, la melancolía y la memoria. Através de estos enfoques que rastrean consecuencias están vinculados a la dictadura, y la forma en que son parte de la comprensión del tema melancólico. Para tener en cuenta la teoría de la melancolía relacionada con el uso de textos de autores como Sigmund Freud (1976), Maria Rita Kehl (2009), Julia Kristeva (1989), Walter Benjamin (1985), Susan Sontag (1976), Suzana Lages (2007). Para los estudios relacionados con la resistencia y la memoria, vamos a utilizar los textos de Alfredo Bosi (2002), de Jacques Le Goff (2003), Paul Ricoeur (2007) y Aleida Assmann (2011), forman la base de nuestras reflexiones.
Keywords: Hatoum, Milton, 1952 - Cinzas do Norte - Crítica e interpretação
Escritores amazonenses
Melancolia
Estética
Memória
Literatura brasileira - Séc. XXI
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Dissertações em Letras (Mestrado) - PPGL/ILC

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