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Type: Dissertação
Issue Date: 13-Dec-2013
Authors: VILHENA, Klycia de Souza
First Advisor: SILVA, Marilena Loureiro da
Title: Educação ambiental e gestão de unidades de conservação: um estudo de caso na Área de Proteção Ambiental Algodoal-Maiandeua
Citation: VILHENA, Klycia de Souza. Educação ambiental e gestão de unidades de conservação: um estudo de caso na Área de Proteção Ambiental Algodoal-Maiandeua. 2013. 110 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Meio Ambiente, Belém, 2013. Programa de Pós-Graduação em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia.
Resumo: Analisa de que forma as práticas de educação ambiental tem contribuído para o fortalecimento e consolidação da gestão de unidades de conservação, a partir das falas da comunidade local. Adotou-se como lócus de pesquisa a Área de Proteção Ambiental (APA) Algodoal-Maiandeua. Foram entrevistadas cem famílias residentes nas quatro comunidades da APA Algodoal-Maiandeua: Vila de Algodoal, Vila Fortalezinha, Vila de Camboinha e Vila de Mocooca. Verificou-se que a educação ambiental pouco tem contribuído para a consolidação da gestão socioambiental da unidade de conservação pelos seguintes motivos: baixa frequência das ações, falta de continuidade das ações, não envolvimento da comunidade local no planejamento e implementação das ações, resultando em ações que não contemplam temas considerados importantes pela comunidade local, ausência da gerencia na unidade de conservação, ações de educação ambiental concentradas nos visitantes, ações restritas aos períodos chamados de “alta temporada” – mês de Julho, Reveillón e feriados – onde ocorre um aumento no fluxo de visitação na Ilha de Algodoal-Maiandeua. Constatou-se que o baixo grau de efetividade das ações de educação ambiental implementadas contribui para que a UC não desempenhe plenamente a sua função como unidade de conservação, mostrando-se necessário a reestruturação ampla da gestão, para que esta possa ser concretizada como previsto no Sistema de Unidades de Conservação.
Abstract: It examines how the practices of environmental education has contributed to the strengthening and consolidation of the management of protected areas, from the speech of the local community. It was adopted Algodoal-Maiandeua Environmental Protection Area (APA) as the locus of research. Hundred households were interviewed in the four communities of APA Algodoal-Maiandeua: Algodoal Village, Fortalezinha Village, Camboinha Village and Mocoóca Village. It was found that environmental education has contributed little to the consolidation of the environmental management of the protected area for the following reasons: low frequency of actions, lack of continuity of actions, not involving the local community in planning and implementation of actions, resulting in action that does not include issues considered important by the local community, lack of management in conservation area, environmental education focused on visitors, restricted to periods called “high season” actions – July, New Year and holidays – where an increase occurs in flow of visitation on the island of Algodoal-Maiandeua. It was noted that the low degree of effectiveness of actions implemented environmental education contributes to the UC not fully play its role as a conservation unit, being necessary to the broad restructuring of management, so that it can be implemented as provided in the National System of Units Conservation.
Keywords: Gestão ambiental
Educação ambiental
Unidade de conservação
Área de Proteção Ambiental Algodoal-Maiandeua (PA)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL::CONSERVACAO DA NATUREZA
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
Institution Acronym: UFPA
Department: Núcleo de Meio Ambiente
Program: Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia
Appears in Collections:Dissertações em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (Mestrado) - PPGEDAM/NUMA

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