Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/5348
Tipo: Dissertação
Data do documento: 2002
Autor(es): SANTOS, Ana Cláudia Cunha dos
Primeiro(a) Orientador(a): GALVÃO, Olavo de Faria
Título: Ensino de leitura a partir de unidades mínimas a jovens e adultos
Título(s) alternativo(s): Teaching of reading from minimal units to young and adults
Citar como: SANTOS, Ana Cláudia Cunha dos. Ensino de leitura a partir de unidades mínimas a jovens e adultos. 2002. 96 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2002. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento.
Resumo: Em sua contribuição para a produção de conhecimentos aplicados à solução de problemas humanos, os analistas do comportamento vêm produzindo estudos sobre os processos básicos envolvidos na aquisição de desempenhos de leitura e escrita, e na descoberta de procedimentos de ensino para desenvolver estes repertórios. Alguns estudos têm obtido resultados positivos com a utilização de procedimentos que estabelecem o controle por unidades mínimas de leitura, sílabas, partindo do ensino de unidades macro, palavras. Resta, entretanto, pesquisar a possibilidade do ensino da leitura com procedimentos alternativos. Este estudo investiga a efetividade na instalação de desempenhos de leitura e escrita através de um programa que parte do ensino de leitura de unidades textuais mínimas para unidades maiores, utilizando técnicas operantes. Quatro dos seis participantes finalizaram o programa. Todos os participantes aprenderam a ler as palavras ensinadas. A emergência da leitura generalizada foi obtida prontamente em um participante, e com a extensão dos testes para os demais. Dois participantes aprenderam a construir palavras ensinadas e recombinadas ditadas. Os dados indicam o controle pelas unidades menores. Mais investigações do controle de estímulos sobre o comportamento de escrever palavras ditadas, uma relação importante de ser aprendida para atingir a alfabetização funcional, são necessárias.
Abstract: The Experimental Analysis of Behavior has contributed expressively to the production of knowledge applied to human problem solving. The behavior analysts have been producing a variety of studies that investigate the basic processes involved in the acquisition of reading and writing performances, and teaching procedures that may develop these repertoires. Some studies have obtained positive results using procedures that establish the control by minimal units of reading, syllables, starting teaching macro units, words. However, it may be possible to teach reading using other alternative procedures. This study investigates the efficacy of a teaching program that starts teaching reading from minimal units and then macro units, using behavioral technology. Four of six participants finished the program. All participants learned to read the taught words. One participant showed generalized reading when first tested, the other three participants needed repeated tests. Two participants developed construction of dictated taught and recombined words. Results indicate control by minimal units. Further research concerning stimulus control of writing dictated words, one important relation to be learned to achieve functional literacy, is necessary.
Palavras-chave: Leitura
Escrita
Alfabetização
Instrução programada
Adolescentes
Adultos
Equivalência de estímulos
Técnica de ensino
Fracasso escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento
Programa: Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Dissertações em Teoria e Pesquisa do Comportamento (Mestrado) - PPGTPC/NTPC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_EnsinoLeituraUnidades.pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons