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metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 14-Apr-2009
metadata.dc.creator: MICCIONE, Mariana Morais
metadata.dc.contributor.advisor1: ASSIS, Grauben José Alves de
Title: Variáveis de controle sobre responder ordinal: revisitando estudos empíricos
Other Titles: Controlling variables on ordinal responding: revisiting empirical studies
Citation: MICCIONE, Mariana Morais. Variáveis de controle sobre responder ordinal: revisitando estudos empíricos. 2009. 81 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Belém, 2009. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento.
metadata.dc.description.resumo: Questões conceituais dentro dos sistemas explicativos em Psicologia podem ser trabalhadas através da busca dos termos e das condições definidoras de um determinado conceito ou fenômeno. Estudos de análise conceitual visam verificar quais os termos que não fazem parte de um conceito, a aplicação correta de um conceito já existente e em quais casos esse conceito pode ser aplicado. Visam a discriminação entre classes de eventos e a generalização intra classe. A aquisição e manutenção de cadeias comportamentais tem recebido o nome de encadeamento, referindo-se a sucessões de respostas, nas quais uma resposta produz as condições de estímulo para a resposta seguinte. Pode-se avaliar que grande parte do repertório dos organismos parece ocorrer de maneira organizada seqüencialmente em uma sucessão contínua. O comportamento ordinal vem sendo estudado através do exame do efeito de diferentes variáveis. Entretanto, a literatura operante tem mostrado diferentes termos para se referir ao fluxo contínuo e à sucessão de respostas. Esta pesquisa propôs verificando o comportamento lógico de alguns conceitos relacionados ao responder ordinal, investigando o nível de instrumentalidade através da especificação das variáveis controladoras nos procedimentos aplicados no âmbito da Análise Experimental do Comportamento. Por meio de algumas palavras-chave o material bibliográfico foi buscado em bancos de dados de periódicos científicos e livros da área. Em seguida, os trabalhos foram organizados em seis grupos diferentes de acordo com a semelhança em seus títulos e resumos. Por último, foram analisados destacando-se as principais variáveis envolvidas em cada tipo de procedimento. Foram selecionados 82 trabalhos, 14 artigos nacionais, 65 estrangeiros e 3 capítulos de livro, um nacional e dois estrangeiros. A análise descritiva das pesquisas demonstrou que nos grupos 2, 5 e 6 foi possível acessar informações comuns a todos os estudos. Além disso, verificou-se que o modelo analítico-comportamental de cadeia de respostas pareceu ser evidente nos estudos dos quatro primeiros grupos. Portanto, a verificação das variações de procedimento presentes nos experimentos possibilitou a organização e delimitação das variáveis envolvidas nos estudos sobre o responder ordinal. Tais informações poderão funcionar como um parâmetro de controle experimental no desenvolvimento de estudos futuros, bem como subsidiar investigações que visem verificar o efeito de variações de procedimento dentro de um mesmo grupo sobre o desempenho encontrado nos resultados dos estudos. Além disso, constatou-se que o emprego de um termo pode ser definido pelo contexto no qual o conhecimento é produzido, pois, os determinantes de um termo científico são produtos da complexidade de um contexto social que engendra mudanças no modo de tratar um determinado objeto de estudo.
Abstract: Conceptual remarks in Psychological explanation systems can be worked on by the search of the terms and defining conditions of a certain concept or phenomenon. Studies in conceptual analysis aim to verify which terms are not part of a concept, the correct application of an already existent concept, and in which contexts this concept can be applied. The aim to achieve the discrimination between classes of events and intra-class generalization. The acquisition and maintaince of behavioral chains has received the name of chaining, referring to a succession of responses in which one response produces the stimuli conditions to the next response. In can be assessed that a great part the repertoire of organisms seems to occur organized in sequence, in a continuous succession. Ordinal behavior has been studied through the examination of the effect of different variables. However, the operant literature has presented different terms to refer to the continuous flux and the succession of responses. This research had the proposal to investigate the logical behavior of some concepts about ordinal behavior by investigating the level of instrumentality through the specifications of controlling variables of procedures applied in the Experimental Analysis of Behavior. By the means of some keywords, the bibliographical material was searched in data-banks of scientific journals and books of the area. Following this, the papers were divided in six different groups, according to similarities in their titles and abstracts. At last, they were analyzed with a distinction towards the major variables in each type of procedure. 82 papers were selected; 14 national articles, 65 foreign articles, and 3 book chapters, being one national and two foreign. The descriptive analysis of the research showed that in groups 2, 5 and 6 it was possible to access information common to all studies. Besides that, it was verified that the behavior-analytical model of response chains seemed to be present in the studies of the first four groups. Therefore, the verification of the procedural variations present in the experiments made the organization and delimitation of variables involved in studies on ordinal responding possible. Such information can function as a parameter of experimental control in the development of future studies, as well as subsidize investigations that aim to verify the effects of procedural variations inside a same group over the performance found in the results of the studies. Besides, was noticed that the use of one term can be defined by the context wich knowledge is produced, because the sources of the scientific term are results of complexity of one social context that produce changes in way to see a certain study object.
Keywords: Psicologia da aprendizagem
Análise do comportamento
Cadeia comportamental
Análise conceitual
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Dissertações em Teoria e Pesquisa do Comportamento (Mestrado) - PPGTPC/NTPC

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