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metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 3-May-2012
metadata.dc.creator: CASTELO BRANCO, Marília Fontes de
metadata.dc.contributor.advisor1: FERREIRA, Eleonora Arnaud Pereira
Title: Avaliação comportamental de crianças com Síndrome do Respirador Bucal
Other Titles: Behavioral evaluation of children with Mouth Breathing Syndrome
metadata.dc.description.sponsorship: FAPESPA - Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas
Citation: CASTELO BRANCO, Marília Fontes de. Avaliação comportamental de crianças com Síndrome do Respirador Bucal. 2012. 120 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Belém, 2012. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento.
metadata.dc.description.resumo: A Síndrome do Respirador Bucal (SRB) ocasiona características físicas e comportamentais que interferem na qualidade de vida da criança. O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) pode estar relacionado à respiração bucal no indivíduo, bem como a presença de Distúrbios Respiratórios do Sono (DRS). Por outro lado, estudos indicam que a adenotonsilectomia reduz a ocorrência de comportamentos sugestivos de TDAH em portadores de SRB, bem como produz melhora significativa nos DRS. Pretendeu-se caracterizar a condição sociodemográfica e de risco e analisar padrões comportamentais indicadores de TDAH e os hábitos de sono de crianças com diagnóstico de Síndrome do Respirador Bucal, observados antes e após a realização de cirurgia de adenoidectomia, tonsilectomia ou adenotonsilectomia. Participaram 44 crianças, de ambos os gêneros, entre dois e 12 anos de idade, atendidas pelo Serviço de Otorrinolaringologia de um hospital universitário, assim como seus cuidadores e professores. A coleta de dados foi realizada mediante aplicação de: (1) Roteiros de entrevistas denominados Informações sobre a família e a criança e História desenvolvimental e médica, aplicados com os cuidadores; (2) Lista de Verificação Comportamental para Crianças – versão para pais (CBCL) e dos critérios para diagnóstico de TDAH do DSM-IV; (2) Lista de Verificação Comportamental para Crianças – versão para professores (TRF); (3) Inventário dos hábitos de sono para crianças pré-escolares e Questionário sobre o comportamento do sono, para escolares; (4) Avaliação comportamental pós-cirúrgica, utilizando-se o CBCL e os Inventários do sono, após dois meses da cirurgia; e (5) Entrevista devolutiva. Os respiradores bucais em sua maioria: (a) eram crianças em período escolar; (b) entre sete e nove anos de idade; (c) do gênero feminino; (d) seu principal cuidador tinha o Ensino Médio Completo; (e) renda familiar mensal entre um e dois salários mínimos; (f) constituição familiar original; e, (g) encontravam-se em risco psicossocial moderado. Observou-se que a maioria das crianças deste estudo teve uma gestação dentro de padrões considerados como normais e seu nascimento se deu de forma adequada; no entanto, uma parcela de respiradores bucais desta amostra ficou cianótica durante ou imediatamente após o parto e apresentou problemas respiratórios nos primeiros meses de vida. A respeito do temperamento do bebê no primeiro ano de vida, grande parte teve dificuldade para dormir, em ser mantido ocupado e foi superativo. A maioria dos marcos desenvolvimentais ocorreu em um período considerado dentro dos padrões típicos do desenvolvimento infantil. Os problemas de saúde mais frequentes foram problemas de apetite e problemas de sono. Tanto as crianças pré-escolares quanto as escolares apresentaram melhoras nos comportamentos característicos do TDAH após a cirurgia, de acordo com dados do CBCL (p=0,723). A maioria dos itens do Inventário dos hábitos de sono para crianças pré-escolares teve redução na frequência dos hábitos inadequados e aumento dos adequados. No Questionário sobre o comportamento do sono, uma minoria apresentou problemas de sono na avaliação pós-cirúrgica e a maior parte dos problemas de sono sofreu redução de frequência. As maiores reduções ocorreram em movimenta-se muito enquanto dorme e ronca enquanto dorme (p=0,000). Sugere-se a avaliação multidisciplinar preventiva da respiração bucal e a incorporação de um grupo controle em estudos futuros, composto por indivíduos respiradores nasais.
Abstract: The Mouth Breathing Syndrome (MBS) causes physical and behavioral characteristics that interfere on the child’s quality of life. The Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) may be related to mouth breathing in the individual, as well as to the presence of Sleep Disordered Breathing (SDB). Moreover, studies indicate that adenotonsillectomy reduces the occurrence of behavior indicative of ADHD in patients with MBS, and produces significant improvement in SDB. Objectives: (a) characterize the sociodemographic condition and risk indicators of children diagnosed with MBS; (b) analyze behavioral patterns associated with ADHD and sleep habits of children diagnosed with MBS, observed before and after adenoidectomy, tonsillectomy or adenotonsillectomy. The participants were 44 children, of both genders, between two and 12 years of age, seen in the Otorhinolaryngology Department of a university hospital. The sample was also composed by these children’s caregivers and teachers. Data collection was accomplished through: (1) Application of the Child and Family Information Form and the Developmental and Medical History Form with caregivers, followed by the Child Behavior Checklist - Caregiver Version (CBCL) and the criteria for ADHD diagnosis from DSM-IV; (2) Application of the Teacher’s Report Form (TRF); (3) Application of the Sleep Habits Inventory for Preschool Children and Sleep Behavior Questionnaire, for schoolchildren; (4) Post-surgery Behavioral Evaluation, using the CBCL and the sleep inventories, two months after surgery; and (5) Follow-up interview. Mostly, the mouth breathers: a) were school children; b) were 7-9 years old; c) were female; d) their primary caregiver had completed High School; e) his/her family income was around one and two minimum wages; f) had an original family constitution; g) were at a moderate psychosocial risk. It was observed that most participants in this study went through a normal pregnancy, with no events that could cause harm, and their delivery was also performed appropriately, however, part of the mouth breathers in this sample was cyanotic during or immediately after delivery and presented respiratory problems during the first months. Regarding the baby's temper in the first year of life, most of them were hyperactive and had difficulty falling asleep and being kept busy. The majority of the mouth breathers’ developmental milestones in this study happened in a period within the typical patterns of child development. The most frequent health problems were: appetite problems; and sleep problems. A decrease in frequency of ADHD-related behaviors was observed after surgery in both preschoolers and school children, according to data from CBCL (p = 0.723). And most items in the Sleep Habits Inventory for Preschool Children had a reduction in the frequency of inappropriate habits and an increase in the frequency of appropriate behaviors. In the Sleep Behavior Questionnaire, applied to school children, it was seen that few had sleep problems in the post-surgery evaluation and most sleep problems were reduced in frequency. The greatest reductions occurred in moves a lot while sleeping and snores in his/her sleep (p = 1.000). The preventive multidisciplinary assessment of mouth breathing is suggested as well as the incorporation of a control group, composed by nasal breathers, in future studies.
Keywords: Respiração bucal
Síndrome do respirador bucal
Crianças
Qualidade de vida
Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade - TDAH
Distúrbios respiratórios do sono
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
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