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metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 27-Oct-2011
metadata.dc.creator: OLIVEIRA, Claudia dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: PONTES, Fernando Augusto Ramos
metadata.dc.contributor.advisor-co1: CAVALCANTE, Lília Iêda Chaves
Title: Educação inclusiva no Brasil: revisão sistemática e análise bioecológica
metadata.dc.description.sponsorship: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Citation: OLIVEIRA, Claudia dos Santos. Educação inclusiva no Brasil: revisão sistemática e análise bioecológica. 2011. 81 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Belém, 2011. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho enfoca a problemática da inclusão educacional de alunos com deficiência no ensino regular brasileiro. A partir da revisão sistemática da literatura sobre o tema foi possível apresentar dois estudos. O primeiro tem natureza descritiva, objetivou revisar artigos sobre inclusão de alunos com deficiência no ensino regular brasileiro, a fim de investigar o panorama da pesquisa nessa área. Foi utilizada a revisão sistemática na biblioteca virtual da SciELO, na qual foram selecionados 138 artigos para investigação. Os resultados desse primeiro estudo apontaram que as pesquisas sobre inclusão educacional avançaram a partir do ano de 2005, principalmente nas regiões sudeste e sul, com prevalência de pesquisas empíricas em diversas áreas do conhecimento e com destaque para a educação. O segundo estudo analisou artigos científicos, que tratam da inclusão de alunos com deficiência no ensino regular de acordo com a concepção teórico-metodológica da teoria bioecológica do desenvolvimento humano. A partir da revisão sistemática da literatura e a avalição do instrumento CASP se selecionou 16 artigos que foram analisados a partir do modelo bioecológico PPCT. Observou-se que a partir dos dados apresentados o uso da teoria bioecológica foi útil para investigar pesquisas e sistematizar a organização de trabalhos.
Abstract: This work focuses on the problem of inclusive education, investigating the inclusion of students with learning disabilities in the regular educational system of Brazil. Departing from the systematic revision of publications about the theme it was possible to present two studies. The first has a descriptive nature, revising the articles about inclusion to form a overview about it. The tool for this task was the virtual library of SciELO, in which 138 articles were selected. The results of this first study appointed that the researches about the theme advanced from 2005 on, mainly in the South-west and South regions of Brazil, with prevalence of empiric researches in various fields, especially in education. The second study analyzed scientific articles that deal with the inclusion of students with learning disabilities, according to the Bio-ecological Theory of Human Development. Using a systematic literature revision in addition to the use of the instrument CASP, 16 articles were selected to be analyzed withe bio-ecological. This investigation found that the studies or emphasized the influence of biological aspects , or on the other side, social, cultural and political context of the students, without making the necessary connection for the understanding multi-dimensional form of inclusive education.
Keywords: Desenvolvimento humano
Teoria bioecológica
Inclusão escolar
Revisão sistemática
Brasil - País
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Dissertações em Teoria e Pesquisa do Comportamento (Mestrado) - PPGTPC/NTPC

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