Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5723
Tipo: Dissertação
Data do documento: 8-Ago-2013
Autor(es): MACAMBIRA, Raiza de Nazaré Assunção
Primeiro(a) Orientador(a): GOMES, Ellen de Nazaré Souza
Título: Análise de um esquema linear para estimativa de anisotropia local a partir de dados de onda P em experimentos de VSP multiazimutal
Título(s) alternativo(s): Analysis of a linear scheme for estimation of local anisotropy from P-wave data in multiazimuth VSP surveys
Agência de fomento: 
Citar como: MACAMBIRA, Raiza de Nazaré Assunção. Análise de um esquema linear para estimativa de anisotropia local a partir de dados de onda P em experimentos de VSP multiazimutal. 2013. 37 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Geociências, Belém, 2013. Programa de Pós-Graduação em Geofísica.
Resumo: Neste trabalho é apresentada uma análise do esquema de inversão linear para a estimativa de anisotropia na vizinhança de um receptor situado em um poço a partir de da componente vertical do vetor de vagarosidade e do vetor de polarização de ondas P medidops em experimentos de VSP walkaway multiazimutal. Independente do meio acima do geofone (homogêneo ou heterogêneo) e da forma do poço (pode ser direcional ou curvado, vertical e inclinado), a inversão é feita a partir de uma aproximação de primeira ordem em torno de um meio isotrópico de referência. O esquma da inversão é analisado considerando fatores como: o nível de ruído nos dados, o tipo de onda P, o grau de anisotropia do meio, a escolha dos parâmetros no meio isotrópico de referência e grau de heterogeneidade do meio. Os resultados são apresentados.
Abstract: This study presents an analysis of the linear inversion scheme for estimating anisotropy in the neighborhood of a receiver placed in a well using the vertical components of the slowness and polarization vectors of P-waves measured in multi-azimuth walkaway vertical seismic profile (VSP) surveys. Independently of the medium above the geophone (homogeneous or heterogeneous) and the shape of the well (directional or curved, vertical or sloped), an inversion is performed from a first-order approximation around a reference isotropic medium. The analysis of the inversion scheme considers factors such as the noise level of the data, the type of P-wave, the degree of the anisotropy of the medium, the choice of parameters in the reference isotropic medium and the degree of heterogeneity of the medium.
Palavras-chave: Anisotropia
Inversão - Geofísica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOFISICA::GEOFISICA APLICADA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Geociências
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geofísica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Dissertações em Geofísica (Mestrado) - CPGF/IG

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_AnaliseEsquemaLinear.pdf936,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons